Quem sou eu

Minha foto
Nárnia, São Paulo, Brazil
Sou leonino, guerreiro, hiv+, que ao contrário de chorar, decidi focar na alegria de viver e transformar minha vida numa festa, cheia de bons amigos! Se a vida nos deu um limão, vamos fazer uma limonada galera!

E não é que o Efavirenz dá uma ondinha? Rs...

Fala galera!

Estou em pleno tratamento com Efavirenz e Biovir. Estou me sentindo pra lá de ótimo! Como o Guy me disse no orkut, parece que a vida voltou a circular em meu corpo! Estou super disposto, não paro um minuto, se me deixarem, eu trabalho até no domingo! rs...

Sei que muita gente tem medo e dúvidas sobre o TARV, mas posso dizer que o bicho não é tão feio assim. Qdo coloquei pela primeira vez o comprimido de Efavirenz (que mais parece um supositório!) na boca, me preparei para ter uma noite daquelas - enjôo, tontura, ânsia de vômito, pesadelos e o escambau!

Como sou uma peste, pensei: "Vou ficar acordado pra sentir o que acontece". Fiquei até decepcionado...a única coisa que senti foi uma tonturinha, que parecia que tinha fumado um cigarrinho do capeta! E depois de três semanas, já não estou sentindo nem isso.

O mais importante é que o TARV está dando resultados, já ganhei peso e disposição. Daqui algumas semanas já vou voltar a malhar, pra ficar gostosinho de novo!

Pra finalizar, só um toque pra quem usa o Efavirenz: Não tente tomá-lo no escuro, vc pode tomar o supositório e fazer coisa pior com o Efavirenz. Mas aí é só vc alegar que "inseriu" o remedinho no "princípio de tudo"...rs....

Bjos!

262 comentários:

LUCIANO ALVINO disse...

RSrsrsrsrs.

Tbm tomo esse "supositório" e não sinto nada de ruim, agora o vírus coitado, anda sofrendo.

minhas taxas atuais

CD4=acima de 14000
CV=indetectável, ou seja abaixo de 400

Estou na área!!!

White Lion disse...

Caraca Luciano, suas taxas estão melhores que muitos soronegativos! rs....

Valeu pela visita, apareça sempre!

Maria Jurema disse...

Eu comecei do fim e agora fui para o começo ... rsrsrs
Comecei com Atazanavir, que me deu pedras na vesícula... fui para a Nevirapina, que me deu uma alergia feladapulta... e agora estou tomando finalmente o efavirenz que é gostozinho mesmo! há

White Lion disse...

Oi Jurema!

Tô sentindo sua falta na comunidade do orkut! Apareça querida!

Bjos!

Leonina/SCS disse...

querido White Lion,
os leoninos em geral são aguerridos,
podem sofrer um pouco com a situação meleca que
surgir, como você mesmo disse, mas
depois é bola pra frente!
continue super otimista,
buscando alternativas para ter uma vida melhor!
Fé em Deus porque
com Ele tudo fica mais simples de ser superado!

Com carinho,

Leonina/SCS

Anônimo disse...

adorei ver estes depoimentos, pois estou com medo de tomar o remédio...sou soro positivo a 6 anos e agora que vou começar a tomar o biovir e o efavirenz meus deus que medo....me ajudem pois trabalho levanto cedo, chego tarde ....gente me ajudem.....levanto as 05:00, almoço as 13:00 e saio as 20:00, me ajudem eu me organizar nos horários.....bjssssssssssssss.

Maicon disse...

Ola estou na California e o medico me receitou esse medicamento e entao comecei a pesquisar aqui na net e encontrei este blog maravilhoso !!!! adorei seu post amigo e o otimismo adoraria te dar um abraco so pelo que escreveu aqui !!! animou muito meu dia !!!

SAUDE A TODOS !!!

Anônimo disse...

Diogão de Sampa...

Po pessoal bacana.. ouvir isso aqui de vcs.. to escrevendo agora e to com a tal.. ondinha.. no momento.. do Efavirenz.... Mas.. ODEIO sentir essa ondinha galera... será que isso vai passar? pois hj faz 31 dias e ainda sinto isso...? será que passa?

Anônimo disse...

estou com Efavirenz agora no comeco Bactrim para evitar infeccoes e 2 vitaminas certagen e selenium !!! vamo q vamo !!!

Eu senti a tal ondinha ate o 3.dia, dpois so um pouco de sonolencia agora mas acho que eh devido ao bactrim que eh antibiotico. vamo q vamo

Anônimo disse...

Ta foda ! to tomando assim que janto o bactrim e 2hrs depois o efavirenz e to acordando sem disposicao...alguem tem alguma sugestao ??? sera melhor mudar o bactrim para depois do almoco ?

Anônimo disse...

Socorro!!!! estou tomada por uma baita alergia causada plo efavirenz, isso em sete dias d começo de tratamento. Alguem já passou por isso?

Anônimo disse...

Acabei de começar a tomar também e como você disse, não senti nada demais, fui até pra balada com efavirenz pra ver o que acontecia rsrs....Mas como o amigo de cima, depois de uma semana que comecei (ontem) acordei com uma alergia feia na pele que segundo a minha infecto é por causa do efavirenz, ela me passou um antialergico, alegra 120 pra ver se melhora, caso contrário terei que ver outra medicação mesmo...

Anônimo disse...

noca , e isso ai da uma puta onda mesmo e depois eu capoto so acordo no outro dia

Anônimo disse...

Comecei o tratamento agora, to tomando BI}OVIR e EFAVIRENZ. Ando meio tonto, sem muita apetite pro almoço. Perdi mais uns kilos, to muito ancioso e minha médica descobriu que eu tenho hipertireoidismo, por isso talvez do emagrecimento. Meu cd4 está a 287, enquanto a Carga Viral é de 324.000. To com medo, será que pode não dar certo a medicação?

Anônimo disse...

Criei tbm um blog, mas não tive tempo de divulgá-lo, se puder me ajudar... abraço e o link é esse http://hiveavida.blogspot.com/

Anônimo disse...

ola!!! pessoal hoje estou no terceiro dia de efavirenz, confesso que no primeiro dia tive muita confusaõ mental sonhos alucinantes, e parecia um pesadelo passei um mal bucado , mas com o passar dos dias fui vendo que não e o fim e que DEUS está no controle de tudo, galera não desista vamso juntos bombadiar esse virus e a voltar a ser feliz , e viver em paz, mas creia , que sem DEUS não somos nada!!!!!não pare de lutar!!!

Anônimo disse...

galera !!! gostaria de saber se conhece algum site a qual possa trocar ideias ou email de pesssoas , a qual possamos dividir assuntos , bate papo e outras expêriecias de vida!!!

Anônimo disse...

QUE POSSAMOS SEMPRE TER FÉ POIS A FÉ EO FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE NÃO PODEMOS VER MAIS QUE SE CONCRETIZA, SEI QUE NÃO E FACIL O CORPO APARTIR DO MOMENTO QUE INTRODUZIMOS ,ESSA DROGA DENTRO DE NÓS JA NÃO SOMOS OS MESMOS , MUDANÇAS DE HUMOR , SONHOS ALUCINANTES,VIRA DE UMA LADO PARA OUTRO,NA CAMA, ACREDITO QUE MUITAS DAS VEZES E FALTA DE UM AMIGO UM OMBRO AMIGO,GALERA,NÃO É FÁCIL,POIS NESSA VIDA PROCURAMOS O PORQUE EM TUDO QUEREMOS RESPOSTA PARA TUDO,E MUITAS VEZES NÃO ENCONTRAMOS,DIZEM QUE E SO NO CMEÇO MAS VARIA DE ORGANISMO PARA ORGANISMO,MAS ENFINS VMAOS CONTINUAR ATÉ QUANDO DEUS PERMITIR, POIS SAIBA DE UMA COISA DEUS ,DEUS A SABEDORIA AOS MÉDICOS, POIS VAMOS CRE , POIS QUERO AJUDAR MUITAS PESSOAS!!!

Anônimo disse...

OLA PESSOAL,

SOU SOROPOSITIVO DESDE MARÇO DE 2002. COMECEI A TOMAR O EFAVIRENZ E O BIOVIR EM AGOSTO DE 2006. NO COMEÇO SENTIA MUITO ENJOO E ESSA TONTURINHA QUE ALGUNS RELATAM APÓS TOMAR O EFAVIRENZ. HOJE APÓS MAIS DE 4 ANOS COM ESSES REMÉDIOS SÓ SINTO UMA COCEIRA(ALERGIA) DE VEZ EM QUANDO.TENHO 46 ANOS 1,90m e mais de 100 Kg.

CD4 = 800 CVIRAL = indetectável

colaterais = prurido, enjoo, aumento na taxa de triglicérides, aumento do volume das hemáceas.

conclusão: acho que o medicamento esta me ajudando muito, apesar desses pequenos efeitos colaterais.

OBRIGADO

ALEX-SÃO PAULO

Anônimo disse...

daee galera.......
começei a tomar o efavirenz tb a 3 dias e tudo que senti foi parecer não estar no chão.....heheh..mas creio que vai passar........no mais confio em Deus e sei que Ele esta no controle de todas as coisas.......vamos superar os desafios

abrçoss

Anônimo disse...

Oiii

Tomo efavirenz e biovir a 25 dias e ainda nao começei a me sentir disposto e tals como descrevem, será que ta dando algo de errado...!!!!

Anônimo disse...

olá!!!

me descobri soropositivo desde 2005 e agora em 2011 estou começando a medicação.
Lamivudina+viread+efavirenz
no décimo dia da medicação fui tomado por uma tremenda alergia, manchas vermelhas do pescoço aos pés, e uma vontade de coçar.
Minha infecto mandou suspender a medicação. Estou tomando polaramine com merticorten para segurar a alergia.
qdo retomar a medicacao, vai entrar o kaletra no lugar do efavirenz que deve ser o responsavel pela alergia.
espero que na nova combinação de coquetel, dessa vez dê certo.

Anônimo disse...

comecei sexta-feira com Lamivudina+viread+efavirenz
cansado, com mto sono, espero que passe logo...cade White Lion??????? Volta por favor!!!!

Anônimo disse...

Tomo efavirenz + biovir há 06 anos. Tem dias que tenho tonteiras, vômitos, mal estar e cansaço mental. Mas pra quem iniciou a pouco não aconselho a tomar durante a comida ou antes da comida, porque pode daar varios efeitos colaterais.
CD4= 1.188
CV= indetectável.

Essa combinação é a melhor que tem. Os resultados são rápidos. Valew.

Anônimo disse...

Ola pessoal
Eu tomo ha seis meses apenas, biovir + efavirez - comigo rola uns sonhos muuuuito bizarros, mas so as vezes. Minha preocupacao na verdade é qnt aos efeitos do biovir, queda de cabelo, lipodistrofia, queria saber se ha outros substitutos mais seguros, alguem sabe

Anônimo disse...

Anônimo disse...
olá!!!

me descobri soropositivo desde 2005 e agora em 2011 estou começando a medicação


----- CARA TO COM O MESSSSSMO PROBLEMA!

RASHES CUTÂNEOS !

Mas eu tomava também, além dos mesmos remédios que os teus, Bactrim... o médico suspendeu o Bactrim e me deu polaramine e merticorten também... pra ti adiantou ?

já to há 4 dias com alergia... uma hora parece q vai sumir...mas só parece...

ADOREI o Blog !!!!! Parabéns realmente só por esse comentário !!!!

Anônimo disse...

PARABENS PELO BLOG SOMOS TOTALMENTE O CONTRARIO DO QUE AS PESSOAS POSSAM PENSAR.NORMALIIIIISSSIIIIMO.ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Alguém que toma a combinação lamivudina+efavirez+viread sente pequenas dores abdominais. Comecei a tomar a quatro meses e está aparecendo.

Anônimo disse...

Tomo a combinação lamivudina + efavirez + viread e consumo bebida alcoolica nos finais de semana. Vocês acham que faz mal?

Anônimo disse...

Tomo biovir+efavirenz faz um mês, só o barato do efavirenz ainda n quer passar, mas sei q é questão de tempo...mas já posso me sentir outra pessoa...engordei 2,5 kg e me sinto muito mais disposto hj, pratico esportes, e senti tbm q a minha libido aumentou p caramba!!! Rssssrrs...sei lá...n achei que fosse tão tranquilo tomar essa medicaçao...estou bem feliz e sem medo!!! N tenham tbm!!
Abraço a tds...ahh...meu médico disse p n beber nada alcoolico !!!

Anônimo disse...

anonimo 290811
sou soro possitivo desde 2003 iniciei o tratamento a uma semana com o efavirenz e lamivudina tenho tido alicinacoes horriveis a noites que nao tomo por medo estou muito emotivo com desejo de nao tomar mais esta droga que faco amigos me ajudem por favor

Anônimo disse...

Bom...hoje começo a tomar o efavirenz junto com outros dois medicamentos. Espero ter sorte com relação aos efeitos do remédio. Gostaria de lembrar aos amigos que é de extrema importância o uso diário do remédio. Quando deixamos de usa-lo nem que seja por um dia o vírus pode se multiplicar rapidamente e criar resistência ao medicamento. Caso o efeito colateral seja muito forte procure o seu médico e troque o medicamento. Sorte e saúde a todos nós.

Anônimo disse...

mais um anonimo...

Comeco hj meu tratamento com efavirenz e lamivudina+zidovudin, acabei de tomar o do dia, deixando o efavirenz para noite. Obrigado ao blog e muita fe para todos!

Anônimo disse...

olá pessoal, comecei tratamento há 4 meses com biovir e efavirenz... e infelizmente, comecei alergia..estava indo mto bem, e não queria mudar a medicação... o médico retirou o bactrim, mas a alergia continua...volto na proxima semana nele, vmos ver o que que pega...

Anônimo disse...

Oi.. Após 9 anos soropositivo, iniciei há 4 dias o tratamento com efavirenz.. confesso que estou um pouco assustado, porém sei que o remédio agora é meu aliado.. Tomo a noite os remédios e quando acordo pela manha me sinto um pouco confuso, e isso dura ate o final da tarde, mas nada que não seja tolerável... Minha esposa não é soropositivo e me apóia e muito com o tratamento, meus medos e tudo.. Só tenho a agradecer a Deus por ter em minha vida todos do CRT DST da rua. Sta. Cruz, Dra. Audrey sensacional e minha esposa.. Creio que tudo tem um propósito e que o melhor sempre está por vir.. O pior já passou, agora é só alegria e muito trabalho.. Gloria a Deus

Anônimo disse...

Olá galera.. descobri esse blog e como gostei!

Descobri ser soropositivo em 2007 e esse ano comecei a tomar medicação lamivudina, tenofovir e nevirapina e estava uma beleza, quase acabando um mes fiquei todo empolado e vermelho.. tava bom esse método mais suspendi e tomei polaramine e prednisona.
Voltei ao médico e mudei para efavirez, lamivudina e tenofovir, irei começar a tomar tomara que fique bem.. o medo bate mais temos que colocar esse virus no chão!

Anônimo disse...

olá,

tomo efavirenz e lamivudina+zidovudina não sinto nada de diferente, mas será q é o efavirenz q está me dando convulsões? As vezes fico meio parada, sem saber nada, esquecida???

Anônimo disse...

Só uma "ajudinha".... Tome o Efavirenz 1 hora antes ou 2 horas depois da última refeição. Esse procedimento irá recuperar o seu sistema imunológico mais rapidamente. O seu CD4 irá aumentar gradualmente, mas nunca ao nível anterior à doença.

Anônimo disse...

Se for "confusão" em vez de "convulsão", então é normal e cessará em até 2 semanas,minha querida. Boa sorte!

Anônimo disse...

Se for "confusão" em vez de "convulsão", então é normal e cessará em até 2 semanas,minha querida. Boa sorte!

Anônimo disse...

Descobeir que sou soro positivo há um mês e confesso que fiquei com muito medo de tomar o efavirenz e o biovir devido aos possíveis efeitos colaterais. Mas o que sentir foi um pouco de tontura pela manhão durante alguns dias e ainda sinto um pouco de enjoo, mas nada que me atrapalhe no meu dia a dia. Não desistam de tomar o remédio.

Anônimo disse...

Meu companheiro adquiriu HIV numa tatuagem que fez ano passado, numa ilha do pacífico. Estamos juntos há 6 anos e somos soro-discordantes e ontem ele começou a a medicação: Efavirenz e Biovir. Tontura e naúseas são suas maiores queixas hoje. Parece que há relatos de potencializacao dos efeitos colaterais do efavirenz com alimentação. Os usuários mais antigos podem confirmar isso? Como fizeram para ajustar isso? Obrigado e força a todos.

Anônimo disse...

Sou hiv positivo e, faz 11 anos que descobri. ontem comecei meu tratamento. a NAO SER A HORA QUE PARECIA QUE EU IA DAR SANTO, FOI TUDO BEM RSRSRS. ABÇ A TODOS

Anônimo disse...

Oi comecei a 1 semana efavirenz e biovir.
Estou com enjoo e não sei se existe algo para parar este colateral. Posso tomar algum remédio contra enjoo? o que acham?

Anônimo disse...

Olá galera, sou hiv positivo desde abril deste ano, foi um choque no começo e tudo mto conturbado como voces devem ter passado também,
eu tomo o biovir e o efavirenz praticamente desde que descobri a tal doença, meu cd4 e cv ja estao normais

tive sim coalterais no começo iguais a muitos de voces, e são alergias provenientes do efavirenz
mas no meu caso fiquei 2 semanas insistindo em toma-lo mesmo com alergia e coceiras, mas graças a Deus passou e agora nao sinto nada, nem sinto mais o baratinho que da, tomo às 23.30 o efaverinz e por volta de 1.30 ~ 2.00 qnd ainda estou acordado, por exemplo em uma balada, sinto um pouco do baratinho, mas nao se estende até mais do que isso, tomo alguns goles de agua e ja passa...

venho aqui pq achei legal divulgar essa experiencia minima que tenho sobre esses remedios...

forte abraço a todos voces que tomam remedios para hiv/aids
força a todos[as]
até mais.

Anônimo disse...

gente... eu fico drogada com esse remédio até hoje e ja faz uns cinco meses que tomo, nunca passou!! parece q fumei maconha... quando estou com sono é bom até mas quando quero sair a noite é impossível não tem condições de dirigir!

Anônimo disse...

Olá Pessoal!!!
Feliz Ano Novo a todos Vocês... Contraí o vírus esse ano e fui diagnosticado recentemente; ja aderi ao tratamento com Biovir + Efavirens em 24/10/2011 e no começo foi um Deus nos acuda; agora o efeito colateral que permanece é só a náusea; o que é horrível; mas nunca vou desistir e acho que também não devem desistir nunca de tomar os medicamentos... Grande abraço de Luz e Paz a Todos e que DEUS nosso Verdadeiro Pai nos abençoe sempre!!!

Anônimo disse...

***Olá, companheiros na mesma estrada!
White Lion, parabéns pelo blog, e a seus usuários, tem me ajudado mto!
Descobri o hiv em minha vida há 2 anos, nunca tinha feito exame algum, logo após descobrir, meu companheiro morre pois tomou a decisão de não se tratar... Estava já num quadro bem avançado. Fiz o caminho contrário, e há 1 semana e meia tomo a medicação; resolvi fazer do limão a tão comentada limonada... Estou bem, mas sempre há medos como os efeitos colaterais, os julgamentos sociais, os preconceitos futuros. Há dois dias estou com a famosa alergia provocada pelo efavirenz, corpo completamente manchado, da cabeça aos pés, esperando que seja passageiro pois não queria de imediato já trocar a medicação e queimar etapas, como dizem! Em algumas pessoas a medicação precisa ser trocada, em outras não; espero estar no segundo caso. Apesar desse relato estar parecendo ter um tom pesado, gostaria de dividir com vocês coisas boas, pois é assim que estou me sentindo no momento; em paz e sereno... Sei que nem todo dia será assim, mas precisamos seguir em frente. O otimismo é responsável por grande parte do sucesso no nosso tratamento. Já chorei muito nesses últimos meses, e vi que a fé é inabalável, rezo, acredito em Deus sem fanatismos, e sei que só assim podemos seguir em frente. Não me arrependo de nada e também não fico lamentando que poderia ter sido diferente. Errei, poderia ter me cuidado mais, me preservado, mas não aconteceu. Enfim, hoje prefiro pensar como o White Lion descreveu: "hj o hiv é como diabetes". Me agarro a tudo que me faz bem e vale a pena a partir de agora, como pais maravilhosos que tenho, músicas e livros bons, momentos simples do dia a dia que antes nem me tocava. Percebo que estou caminhando em sentido contrário a uma grande parte da humanidade que só pensa em extorquir, consumir, levar vantagem, corromper; e mesmo com esse vírus letal ainda me sinto privilegiado ao ver o mundo, as pessoas, a vida sob uma nova ótica: singular e simples, como tudo deve ser... Após a descoberta de algo tão sério, acredito que a vida não continua da mesma forma para ninguém, logo, se cada um puder se agarrar a algo que realmente valha a pena, que ajude a percorrer esse caminho que muitas vezes será de espinhos, já será um bom começo! Tenham um bom 2012, saúde cada vez mais agora! (Começarei sempre os meus posts com os 3 ***) Abraço a todos!

Anônimo disse...

Pessoal, bom dia!

Que espaço ótimo para podermos trocar idéias.
Descobri na INTERNET, em alguns blogs, umas formas de eu me expressar.
Hoje faz 1 mês que descobri que sou HIV+.
Inicialmente foi um choque. Descobri a doença na infecção retro-viral que tive do próprio vírus no início de dezembro.
Tive febre, náuseas, rash cutâneo por 2 semanas. Sintomas de uma virose normal, porém fiz vários exames porque fui direto em uma infectologista.
Recebi o resultado ao lado da minha mãe. Naquele dia tive que ampará-la. Eu consegui digerir na mesma hora e aceitei o diagnóstico já pensando como seria o resto da minha vida. Minha mãe decaiu bastante, ficou triste enfim.
A médica explicou naquele momento todos os tipos possíveis de tratamento, que a pessoa HIV+ pode ter uma vida normal, enfim, nos deu um baita amparo naquele momento.
No mesmo dia contei para meu irmão, apenas não tive coragem ainda de falar para meu pai.

Pelos exames de carga viral e CD4 a minha infectologista acredita que possuo o vírus há pouco tempo. Sempre me cuidei, mas lembro-me bem de um fato em setembro de transar sem camisinha. Foi aí meu erro...
Minha carga viral estava super alta e meu CD4 em torno de 410... Pela interpretação dela eu estava no final de dezembro de 2011 no auge da carga viral e meu CD4 se recuperando. Sendo assim a carga viral deve estar baixando até se estabilizar.
Como descobri o HIV na fase da infecção retro-viral pude iniciar o tratamento de forma quase que imediata. Fazem dois dias que estou tomando a combinação de Lamivudina + Zidovudina e Efavirenz.

As duas noites após tomar o Efavirenz na primeira hora de sono tive muitos sonhos... uma agitação louca. Vamos ver essa terceira noite como vai ser.
Hoje estou menos sonolento, mas acordei com muitos enjôos... Pelo que pude ler isso é normal.

Alguém de vocês já tomou Efavirenz de dia?
É que assim: estou indo viajar 24 dias para a Austrália em fevereiro e lá o fuso horário deve ter umas 14h de diferenças daqui...
Queria saber como se comporta o remédio para quem tomou ou toma de dia.
Tenho a opção de trocar os horários, enfim, mas ai tenho medo do tratamento não dar mais efeito se eu falhar 12h...

Se possível, aguardo retorno de vocês!!!

Um abraço a todos e saibam que esse tipo de BLOG como o do WHITE LION fazem a gente criar mais força para superar os momentos difíceis dessa doença.

Abração

Anônimo disse...

***Olá, companheiros na mesma estrada!
Quando eu escrevi para vcs eu estava com a reação alérgica do efavirenz, que são as manchas vermelhas pelo corpo. No meu caso, todo o corpo mesmo, dos pés a cabeça. Fiquei 2 dias sem sair de casa. Tomei o anti-alérgico CLORIDRATO DE FEXOFENADINA 180mg, e mas manchas foram melhorando, isso levou uns 8 dias. Para quem está com essas manchas horríveis, ELAS VÃO DESAPARECER, tenham fé e otimismo! Para o anônimo anterior, talvez não seja um bom momento para viajar para um lugar tão longe num momento em que seu organismo está se acostumando com a nova medicação, às mudanças... tomar efavirenz tb de dia para mim não parece ser a melhor solução devido ao sono, delírios e náuseas. Eu cancelei minha viagem em janeiro esse ano, fiquei triste, mas achei o mais prudente. Após essa fase inicial que é tão desagradável, nós teremos vários janeiros pela frente, então na minha opinião o mais sensato seria ficar quietinho, com quem a gente gosta... até pq acho que vc e sua mãe vão precisar muito de estar perto um do outro daqui pra frente. Dê muito carinho a ela!
Abraço a todos

Anônimo disse...

olá amigos conhecia vários outros blogs mas esse aqui ainda não. estou tomando hj há 8 dias o biovir + efavirenz. tomo ao meio dia e a meia noite o biovir e o efavirenz a meia noite tbm e logo depois um banho e cama. eu fico bem zonzo mas tenho dormido bem. agora vc acorda bem cansado e com uma tontuuuraaa parece que estou drogado nunca usei nenhum tipo de droga alucinogena mas os efeitos devem ser parecidos. estou trabalhando normalmente todos os dias e esse final de semana até passeei fui numa cachoeira com amigos e etc. para mim o efeito mais chato são as náuseas/enjôos. apesar deles estava conseguindo comer normalmente mas ontem a noite tive mta azia passei a noite inteira expelindo labaredas de fogo heheeeh. e hj so tomei café e agora preferi nao almoçar, pela primeira vez, pq estou com ansia de vomito, e tomei a medicacao a pouco (12:00). o que vcs fazem para se alimentar melhor e proteger o organismo?? tomam alguma vitamina? algum Centrum ou similar? o que mais estou preocupado é que por causa da medicação não estou conseguindo me alimentar direito, ao menos como de costume. abraços a todos!

fabio disse...

Descobri que era portador do vírus HIV recentemente, pois estava apresentando alguns sintomas estranhos, vermelhidão pelo corpo todo que coçavam muito, fiz os exames e como minha taxa de CD4 estava baixa, dando 270 já iniciei o tratamento com medicação. Estou tomando o AZT + Efavirenz ha 15 dias e confesso que está difícil lidar com os efeitos colaterais, geralmente acordo cedo para ir trabalhar, e tenho chegado muito tonto no trabalho, tenho feito de tudo para que as pessoas não percebam que estou no meio de um tratamento. Porém a vermelhidão e coceira do corpo não vão embora, pelo contrário, estou com pequenas feridinhas, principalmente na região do peito e costas que estão me incomodando muito, alguém sabe me dizer por quanto tempo elas durarão? Apenas com o AZT e o efavirenz elas irão desaparecer, ou devo tomar outra medicação? Alguém passou por isto ? Abraço a todos!

Anônimo disse...

JA disse:

Descobrir minha soropositividade em novembro de 2008. Iniciei o tratamento com biovir+efavirenz. Fui informado pela farmacêutica dos efeitos colaterais do efavirenz. Na minha primeira noite, após ingeri-lo, imaginei que teria todos os pesadelos possíveis. Mas, não aconteceram. Apenas uma leve sonolência e um pouco de náuseas. Essa combinação não foi legal pq a zivudina me deu uma baita anemia. Foi trocado o tratamento por lamivudina+tenofovir+efavirenz. Ai, os efeitos q surgiram foram elevação dos niveis de colesterol e triglicerideos. Faço dieta, exercícios regulares, procuro seguir regiamente o tratamento. Minha CV ficou indetectável logo nos primeiros meses de tratamento, meu CD4 fica numa variação entre 300/400cl. Mas, graças a Deus estou me sentindo muito bem e tb muito confiante. Desejo a todos muita força e determinação, no sentido de lutar contra o poder desse vírus. É bom sempre conversar com seu infectologista, ele é a pessoa mais apropriada para lhe aconselhar. Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Galera me ajudem, há dias comecei a tomar efavirenz com biovir, quase nao levanto da cama cedo de tanta tontura, cabeça pesada, e tudo que como vou ao banheiro uns 30 minutos depois embora nao esteja com diarreia, mas isso vai passar? nao to tendo animo pra trabalhar, só fico deitado e vontade de dormir haaaa não aguento mais, só fico legal lá pelas duas e meia da tarde, e tenho leves dores de cabeça, preciso muito saber se esses efeitos passam, pois descobri ser soropositivo somente a 4 meses.

Anônimo disse...

Essa será minha segunda noite com Efavirenz. Chamei uma amiga pra dormir comigo. Não tive nauseas, mas alucinações, cabeça pesada até às duas da tarde. No entanto procurei fazer todas as minhas atividades, mesmo cansado e com esse peso da cabeça, pedalei para o trabalho, assisti aula na faculdade e ainda fiz natação. Tive um grau de irritabilidade muito alto mas o pior mesmo foi acordar às tres da manhã com tanta gente falando no meu quarto, foi a pior noite da minha vida... e só pra não falar muito do quanto foi difícil eu vou dizer que não foi fácil... mas abster é uma saída, viva feliz o dia e se prepare para a noite até que o organismo se adapte, tenho ouvido que passa, então vou esperar por isso... são coisas da vida, fiquei tres anos me sentindo nem ser soropositivo, agora é hora de lutar contra o vírus e pela vida, isso pra mim muda tudo, eu sou outro homem a partir da noite de ontem... isso tem que ser encarado, é duro, mas é hora de fazer algo... Torço por uma noite melhor, com menos vozes falando comigo, menos irritação, pois tenho medo de ser irritado com os outros que nada teem a ver com tudo isso. Sejamos Fortes!

Anônimo disse...

Estou tomando Biovir + Efavirenz a 5 dias e estou completamente desestabilizado. Não durmo bem anoite, sempre tenho sonhos estranhos quando consigo dormir, durante o dia e tarde vivo com sono, muito sono, meu rendimento está parecido ou igual a zero. Sinto enjoos constantes, dores de cabeça, uma tontura maluca na parte da manhã e agora começaram a surgir aftas na minha linguá. Pensei em entrar em contato com o meu médico, mas como ele havia informado que alguns desses sintomas que estou tendo poderia aparecer durante 15 dias mais ou menos, mas agora que vi o depoimentos de muitos dizendo que a medicação está "normal" irei procura-lo, acho que a combinação não combinou com meu organismo.
Muito produtivo o blog, abraços a todos e parabéns para o moderador.

Anônimo disse...

Olá Péssoal!!

Descobri minha soropositividade em novembro/2007 e em agosto/2010 começei a tomar o Efavirenz e lamivudina+zidovudina. No inicio foi mto complicado, senti mta tonteira e nauseas ao acordar e aindfa mta dor de cabeça durante o dia. Uns 10 dias depois ainda tive essa tal alergia q mtos acima falam, entrei em desespero, mas com uns 3 dias foram sumindo aos poucos. Hj vivo bem melhor, os sintomas desapareceram, mas ainda sinto mto sono e pouco disposição pra fazer as coisas. Minha médica me passou um exame de tireoide, acha q esse cansaço td nao é normal, alem de eu ter perdido tbem uns 8kg.
Graças a Deus meu CD4 está otimo, entre 500 e 600 e meu minha carga viral saiu do topo de 135.000 cópias para indectavel desde do inicio do tratamento com a medicação.
Enfim, a pouco + de 1 ano conheci uma pessoa q se tornou meu companheirão e me aceita e me ama do geito q sou.
À tds, tenham mta fé em Deus e jamais desistam da vida!!!

Um forte abraço!

Anônimo disse...

comecei tomar ontem foi horrivel essa ondinha me deixou muito mal ta loco espero que essa ondinha va embora. mas eu a ceito a medicação quero ficar bom saude a todos

Anônimo disse...

A TODOS QUE ESTÃO COM EFEITOS COLATERAIS: TENHAM PACIÊNCIA!!!! O EFAVIRENZ E O LAMIVUDINA COM ZIDOVUDINA SÃO OS MELHORES EM PRATICIDADE, DESAPARECIMENTO DOS EFEITOS COLATERAIS COM RAPIDEZ E MAIOR ACEITAÇÃO DIANTE DE UMA POSSÍVEL TROCA DE MEDICAMENTO NO FUTURO. TIVE EFEITOS COLATERAIS HORRÍVEIS EM 15 DIAS, DEPOIS TUDO PASSOU. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS DE FORMA INTOLERÁVEL, PROCUREM O MÉDICO SIM, MAS FAÇAM ESFORÇO, TENHAM PACIÊNCIA E FIRMEM O PENSAMENTO EM DEUS. GRANDE ABRAÇO A TODOS!

Anônimo disse...

Oi pessoal!

Bom, descobrí que sou soropositivo em 2008 e comecei a tomar a combinação de lamivudina+tenofovir+efavirens dia 07 de março de 2012. No primeiro dia fiquei doidão, parecia que eu havia tomado uma "balinha" mas nada demais, no segundo dia tive uma leve tontura apenas. Nas primeiras semanas eu acordava bem tonto e ficava um periodo do dia enjoado mas nada que me perturbasse tanto e hoje o unico efeito colateral que sinto é a alergia. Não sei se essa é uma boa combinação dos medicamentos mas a alergia me incomoda um pouco. Vou persistir mais um tempo e se eu continuar me coçando muito, vou conversar com a infecto. Desejo sorte a todos e não desistam nunca, muita fé e sejam confiantes, pois nosso emocional é um forte aliado contra essa doença.

Anônimo disse...

Oi pessoal!

Eu tenho uma boa esperiencia com esse danadinho comprimido...A 3 anos....No começo foi muito complicado e principalmente quando eu bebia cerveja...Mas com ele me ajudou muito, estava muito debilitado...Mas sentia tonteiras, corpo dormente, sonhos alucinates...via muito pontinhos colorido no escuro e me causou depressao , onde até hoje faço tratamento psiquiatrico.Mas emfim os efeitos dele é mais toleravel do que os sintomas do HIV , vc concordam?
Entao cabeça para frente que passa ...
Vamos viver e levar a vida maravihosa da gente né gente? RSRS
Abraço a todos e obrigado pelo espaço!!!

N F J 24 anos

Anônimo disse...

Oi.

Em dezembro de 2011 comecei a namorar um cara soropositivo (mas eu n sabia) e em janeiro de 2012 descobri que sou soropositivo. Fiquei puto da vida com ele porq me passou de forma consciente, mas enfim.. coisas da vida. Hoje comecei o tratamento com Efavirenz+Lamivudina+Tenofovir. Na verdade eu comecei o tratamento agora, nesse exato momento que estou digitando e cara... que louco isso!!! Parece que fumei um. To aqui lendo os posts antigos e espero não ter essa reação alérgica que muitos tem. São 02:29 da manhã e eu tomei os remédios às 00:00. Tô tendo alucinações qdo deito e tento dormir, não estou com sono algum e me sinto tonto quando ando. Achei interessante como tem pessoas que ficam anos sem a medicação e precisei logo de imediato!! Minha carga viral já tava em 166.600 e o CD4 em 320. Em setembro de 2011 eu fiz uma bateria de testes rotineiros e deu negativo.. por isso creio que contraí em dezembro com meu namorado.... A infectologista me disse que tomando esta combinação de remédios eu posso evoluir para em dezembro passar a tomar um apenas... coisa que será novidade aqui no Brasil.

B. L. M. 30 anos.

Anônimo disse...

Sou eu mesmo da postagem anterior o B. L. M. Nossa!!! De manhã umas 5:30 eu meio que despertei de vez e achei que estava louco. Pensei: pronto!! aidético e louco!! Meu Deus... que remédio é esse?? E nem posso chamar de "que remedinho é esse?" porq o bicho é grandão. Aí voltei a deitar.. nem posso falar dormir porque eu não sei se dormir.. gente eu n sei se eu dormir ou não, mas parece que sim porq n me sinto cansado ou com sono, agora são 07:38 e dessa vez eu despertei pra valer. Já levantei, comi um pedaço de mamão e umas ameixas. Mas nossa.. minha primeira noite com o efavirez vou te contar, coisa de louco. Já liguei pro meu namorado, contei, ele ficou assustado mandou eu ligar pra médica eu disse que não q era assim mesmo. Hoje vou ver se durmo com ele pra ficar mais fácil. Essa primeira noite com o efavirenz não foi dureza!!!

Anônimo disse...

No meu segundo e terceito dia com o remédio não senti mais nada a não ser uma sonolência que estou tentando dominar e uma tontura qdo acordo. Estou confiante em me adaptar ao coquetel.

B. L. M.

Anônimo disse...

Sou soropositivo há mais de 5 anos, quando descobri que tava com o vírus, tive que começar a tomar remédio logo, pois meu cd4 tava 60, então comecei a me consultar com uma médica logo troquei de médico e de lugar de tratamento porque não me dei com a médica, hoje eu consulto na unifenas aqui em bh lá é ótimo o meu médico de lá é maravilhoso,bom eu tomo o efavirenz ao contrário da maioria dos meus colegas eu não me dou nada bem com esse remédio, tanto que o médico já quis trocar ele por várias vezes, eu quem não quis, porque foi muito difícil me adaptar com esses medicamentos, e a tonturinha que todos dizem sentir, em mim não é tonturinha, tenho de tomar e deitar logo, se não acho que até caio, sem contar que ele está desregulando meu colesterol, meu triglicérides e ainda está alterando o hormônio da minha tireóide, penso que desta vez vou trocar de medicação, vamos ver, meu médico é muito bom mesmo, um amigo, ano retrasado eu tive neurosífilis fiquei 15 dias internado, ele foi lá no hospital me visitar e tudo, bom também sou leonino e não desisto jamais.

Anônimo disse...

Estamos no mesmo barco, comecei a tres dias, parece qestou bebado quando tomo o Efavirenz, TEMOS QUE LEMBRAR QUE DISPOMOS DE MEDICAÇAO. E QUE EXISTE REMEDIOS PARA RETARDAR ESSE VIRUS..
VIDA QUE SEGUE

Anônimo disse...

Oi. Descobri em novembro de 2012. Tomo o AZT e o EFAVIRENZ. Malho todo dia, so que nao paro de engordar. No inicio e assim?

Andre - rec. disse...

Oi gente, sou hiv+ ha 6 anos e ainda não iniciei tratamento, já emegreci bastante e as pessoas que me conhecem comentam que eu só faço emagrecer.
Minha cabeça entra em parafuso.
Estive no sistema de saúde e conversei com uma psicologa que me encaminh
ou ao infectologista imediatamente, e devo começar o tratamento imediatamente.
Porém tô com muito medo desse efavirens.
Mas, como disse um colega acima, as consequências da vida sem o tratamento são bem mais pesadas (preconceito, ti-ti-ti, os olhares suspeitos, tudo isso nos mata em silencio)
Sendo assim, vamos iniciar a lutar.
Boa sorte a todos.

Fellipe Goiânia disse...

Oi gente, mega interessante o blog e principalmente os comentários. Iniciei o tratamento há pouco tempo e já descobri algumas formas de driblar os efeitos do efavirenz. Conforme sugerido pelos médicos, a ingestão deve ser feita sempre antes de dormir por conta da tal "ondinha" que alguns colegas já citaram acima...

Eu faço o seguinte: procuro jantar no máximo até as 20:00 e 2 ou 3 horas depois eu tomo os remédios. Não sei se também ocorre com vocês, mas eu sempre sentia um desconforto no estômago (queimação), até que um dia eu resolvi experimentar tomar o remédio com COCA-COLA ao invés de água... Resultado: nao senti a tal queimação e os gases da coca provocam como de costume um arroto, o qual gera um alívio instantâneo. Apesar de ter sonhos vívidos, consigo dormir até bem e pela manhã sempre tomo banho pra despertar e tomo LEITE COM SAL, já que o efavirenz baixa a pressão. As vezes tomo COCA-COCA também e o famoso arroto faz toda diferença. Não é um hábito saudável, EU SEI, rs, mas, eu prefiro um copo de coca antes de dormir do que acordar no outro dia passando mau.

Outras dicas: NUNCA, MAS NUNCA MESMO tomem o remédio na hora do jantar e logo em seguida. Isso fará você querer a morte no outro dia e procurem SEMPRE dormir pelo menos 8 horas por dia... uma boa noite de sono é essencial pra quem está fazendo o tratamento! Fazer uma atividade física também é primordial, pois, a medicação causa inchaço no fígado e má distribuição de gordura corporal.
Outro dia ouvi um amigo dizendo que pessoas que fazem uso do EFAVIRENZ tem o ESTÔMAGO ALTO.

Espero que minhas dicas possam ajudar quem ainda se sente mau com os efeitos!

Sucesso pra todos!

Anônimo disse...

Comecei hoje meu tratamento com o Biovir, daqui a pouco tomarei a segunda dose e o efavirenz, vamos ver como vou me sentir na noite e amanhã posto, abraços Marcelo

Anônimo disse...

Bom galera, a noite foi tranquila tive alguns sonhos mas nada preoculpante, minha noite foi tranquila, só pela manha acordei várias vezes pensando que já era tarde, hoje estou normal um pouco zonzo mas nada d+, sabe quando você dorme muito e fica meio zonzo estou assim, sem nenhum enjoo ou coisas do tipo, uma coisa que segui a risca sobre a recomendação do meu médico não tomar o efavirenz com estomago muito cheio e nem vazio d+, jantei umas 20h00 e tomei a medicação as 22h30, mas acho que ficamos mais apreenssivos por causa dos efeitos e esse medo todo toma conta de nós e o cérebro não descansa como deveria ficando ainda agitado, mas vamos que vamos, desejo sucesso a todos e vamos ser feliz pois a vida continua, abração a todos Marcelo

Anônimo disse...

Rj 27 - boa noite a todos, a caminhada e ardua, mais vamos ter fe e determinaca e esperanca sempre.Muitos dos efeitos do efavirenz como pesadelo e tal e o medo q sentimos, pensem em coisas boas, otimismo que venceremos esta luta. Sou portador a 6 meses. Blog showww. Abraco a todos

Anônimo disse...

E ai pessoal. Descobri esse blog por meio do Google mesmo e adorei.

Me descobri com a doença há cerca de 2 anos, mas nunca tinha iniciado tratamento. Isso porque meu CD4 é 670 e CV 4mil.
Só que apareceu um cisto na minha perna e depois da biópsia descobriu-se que era Sarcoma de Kaposi. Infelizmente uma situação determinante para o tratamento imediado com ARV.

Minha médica me passou, logo de cara, Efavirenz + Lamivudina + Tenofovir, pra tomar tudo de uma vez antes de dormir, mas se eu for sair, pra balada, bar, qualquer coisa, tomar os outros no horário (00hs) e quando for dormir tomar o Efavirenz. E sim, nunca tomar os remédios de estômago vazio.

Na primeira noite jantei por volta das 21.30hs tomei os remédios, todos juntos, e fui pra cama. Mano, que brisa. Eu conversei com a porta do meu quarto. Não havia distinção entre o que era estar acordado e dormindo. Minha cama girava, o abajour dançava e eu viajava. Eu não tinha noção se era sonho, se eu estava acordado ou o que. Essa droga é forte demais.

Acordei (sim, de verdade agora), no dia seguinte completamente sem noção de tempo e espaço. Parecia que eu tava com jet-lag. Passei o dia meio tontoe com uma irritação incrível. Até com o cara do lavajato eu briguei. Mas o dia passou, meio que se arrastando.

Na segunda noite, eu já estava preparado para isso, mas não senti as alucinações não. A única coisa que incomodou foi o estômago. Uma dor horrorosa durante a madrugada. Passai a noite com muita dor de estomago. Foi aí que eu resolvi tomar um remedio para o estomago junto com os outros, tipo cimetidina, e resolvel.
Hoje já estou na minha segunda semana e tenho dormido bem, acordo meio zonzo, meio tonto e demoro pra pegar direito, mas durante o dia vai. Fico meio aéreo também, mas nada tão forte.

Percebi que a bebida alcoolica se potencializa, se eu tomar um copo de cervja fico como se tivesse tomado uns três.

Além disso, hoje, 10 dias depois de iniciado o tratamtno, percebi umas manchas vermelhas pelo tronco, parece alergia, e lendo aqui notei que isso é normal. Espero que desapareçam e que nao afetem as áreas mais visiveis do corpo, tipo braço pescoço, senão vai ficar complicado pra mim.

Amanhã ou depois eu volto e conto se elas sumiram. O que importa agora é me livrar dessa azia e viver bem..

Abraço a todos

Anônimo disse...

Boa noite!

Descobri ser soropositiva em junho. Foi um baque, um choque, pois nunca me imaginei numa situação dessa ou sequer fazendo parte de qualquer grupo de risco, afinal sou uma professora, mãe de três filhos jovens, uma pessoa muito respeitada e admirada em minha comunidade, mas... transar sem camisinha é o maior risco e eu o fiz...
Enfim, após doze anos de uma separação, afinal encontrei um namorado, um companheiro, entretanto a partir do início desse namoro tudo mudou em minha vida. De vez em quando ficava doente, quando antes nunca tinha sequer um resfriado. Tive uma infecção aguda por HIV em abril de 2011, em maio gengivite, em agosto paralisia facial periférica, candidíase. Enfim, este ano, em maio, meu companheiro ficou doente e então resolvemos fazer o exame e não deu outra. Ambos contaminados. Imediatamente fomos ao médico infectologista. Após os exames descobri que minha CV estava em 9,000 e o CD4 em351 e meu médico achou que era o tempo certo para iniciar o tratamento.
Comecei o tratamento em 18 de agosto e hoje estou com a tal alergia, que começou após o 13º dia de medicação. Estou tomando LOradina para aliviar a coceira e resolve muito, Aos poucos a vermelhidão está cedendo e me sinto muito disposta. Não senti náuseas, nem tonturas e, pelo contrário, estou sempre muito disposta.Até uma dorzinha nas costas que me acompanhava há uns três meses, sumiu. Antes da medicação passei por um período de tonturas, azia, mal estar geral, dor lombar, cãimbras. Agora não sinto mais nada.
Espero que com esta medicação consiga me manter por muitos anos normal, sem ser acometida por nenhuma doença relacionada a AIDS.
Adorei este site.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Descobri que sou soropositiva a cerca de um ano, no começo como algumas pessoas acima também fiquei super mal, ainda mais por ser casada a cerca de 5 anos na época da descoberta (e antes que perguntem: SIM, perdoei a traição e ainda estou casada, pois o amor falou mais alto).
Comecei a tomar os remédios Efavirenz + Lamivudina + Tenofovir tem exatos 20 dias, porém não tive nenhum tipo de alucinação graças a Deus, nem tão pouco sonhos vividos e loucos... rsss
Apenas uma forte tontura, dor de cabeça, muito sono e minha pressão que chegou a 9x4.
Mais após 17 dias de começar a tomar o efavirenz apareceu diversas manchas vermelhas por todo meu corpo, e mesmo tendo tomado antialérgico, tais manchas só pioraram, até mesmo na minha língua o que atrapalha as minhas refeições.
Minha médica mandou que eu parasse imediatamente com o uso pelo período do 7 a 10 dias, após essa pausa tentarei novamente o iso do mesmo, pois ela relatou que alguns pacientes após esse intervalo não apresentam nenhum tipo de reação.
Não vejo a hora desse período de digamos adaptação passe logo e eu retorne a minha vida normal.

Abraços a todos e fiquem com DEUS!

Anônimo disse...

Bom dia.....Adorei o blog, varios comentarios legais, varias coisas em comum...enfim, coitada da minha Infecto que vai sofrer horrores com minhas questões..mas eh a função dela...se formou pra isso, pra me ajudar, nos ajudar...Enfim, tenho 28 anos, sempre fui super ativo, quase um workholic....Me descobri Soro+ em Agosto2011, pq meu atual namorado tinha a desconfiança de estar contaminado, e nunca teve coragem de fazer o exame..Eu de imediato o apoiei,e disse.." INDEPENDENTE DO RESULTADO, - OU +, AMO VC E VAMOS CONTINUAR A VIVER NORMALMENTE, JUNTOS....!"....Bom, fiz o exame primeiro, e adivinhem? Quase cai no chão....o dele, Negativo, em 13 meses, ele ja fez 4 AntiHIV1/2 , e soh negativo...Amem, que Deus conserve assim...Logo qdo eu fiz o exame, e entrei em desepero, enfim, tenho varios amigos infectados, uns que vivem bem , outros poucos pessimamente mal...Me assustei, obvio..Minha maior dor foi qdo tive de contar pra minha mae, e ela berrava desesperada.." Perdi meu filho...!"...Me emociona de lembrar disso ate hj...agora mesmo to chorando aqui...foda..rs!...Enfim, comecei a tomar Biovir+Efavirenz em 20/01/2012..As reações? Essas mesmas...parecia que tinha comido Brigadeiro de Maconha....tinha pesadelos, diarreias...Nao tive nenhuma alergia..nao que eu me recorde...serio..MAs reagiu em Sifilis e HPV, que to tratando e ja esta 99% controlado, praticamente...Meu companheiro me apoia e muito...Confesso que talvez sem ele nao sei ao certo se seria da mesma forma...Enfim, falando das reações....tive tonturas, nauseas, meu colesterol aumentou um pouquinho, meu tiglicerides tambem...parei de malhar qdo comecei o tratamento, por desanimo psicologico msm...Conclusão, engordei 23 kls...De 83 fui pra 106 em 8 meses de tratamento..Levei uma comida de rabo dakelas pesadas da minha Infecto..agora me animei e voltei a malhar....Tb sou tabagista, fumo feito uma loca prêsa, e minha medica ate me receitou Bupropriona, que tô tomando todo dia, junto do coquetel...Enfim, depois de 8 meses, as reações são poucas, sinto de vez em qdo, enxaqueca, dores abdominais fortes , pesadelinhos, brisas, mas nada demais...Diminui muito a bebida alcoolica...mas confesso que nao sinto muito qdo bebo um pouquinho e depois tomo o Efavirenz e durmo..nao vejo diferença....Enfim, vou pro 4º exame de CD4/CV, o ultimo deu CD4- 450 e CV 432 copias...Creio que nesse proximo resultado, na semana que vem, a CV esteja zerada, e o CD4 um pouco mais alto...eh minha meta...Tenho vivido bem, como disse, voltei a malhar, fiquei sim com o psico muitissimo abalado, mas me toquei que, se eu não buscar minha Auto-Melhoria, ninguem busca e nao ha coquetel que resolva..então, tô me ajudando mais e mais todo dia...Pode parecer insano, mas entre escolher ser Soro+, a ser Cego, surdo , mudo , ou aleijado...Prefiro o HIV....Ele não eh um impeditivo de eu ser produtivo, como sempre fui. Tô aprendendo a lidar com a doença na minha vida, como uma caracteristica evolutiva, de que me faz aprender a ser melhor mais e mais, todo dia. Podia nao ser dessa maneira, mas isso tem me ajudado a superar todo dia o auto-preconceito, a insegurança, a insatisfação... Transei sem camisinha? Vixe, a perder as contas....a consequencia eh soh minha mesmo..entao, assumi a responsabilidade, e aprendi que a saude eh a aura da vida...e quem sem ela, nao sou nada...Valorizei e valorizo todo dia acordar e escutar do meu companheiro.."Te amo, vc eh o homem mais lindo do mundo!"...Mesmo que amanha ou depois eu não ouça mais isso, por quaisquer interveniências, sempre me recordarei, que, na sinceridade do olhar de quem diz isso, encontrei a razão de me manter firme e forte, cheio de feh e alegria.!Bjao a todos.

Anônimo disse...

Descobri que sou soropositivo a um mês junto com diagnóstico de sifilis já na fase terciaria que afetou meu sistema nervoso provocando uma paralisia facial bilateral periférica. Tratei da sifilis por 14 dias com penicilina cristalina na veia e comecei posteriormente o tratamento com o Efavirenz e lamivudina+zidovudin. Com o lamivudina+zidovudin não sinto nada, já o Efavirenz me dá insônia e no primeiro dia parecia que estava drogado, alucinado, horrivel. Mas agora já estou me acostumando. Infelizmente ainda tenho as sequelas da Sífilis que é a paralisia facial que faço fisioterapia todos os dias, mas tenho medo que não volte totalmente. Alguem já teve esta paralisia?

Anônimo disse...

Olá a todos

Tb descobri minha soropositividade tem dois meses com um pneumsistose que me deixou internado por 12 dias. Foi bem dificil mais graças a deus venci essa fase e iniciei i tratamento com o biovir e o efavirez, como todos tive esses efeitos colaterais que já passaram e agora é so uma tonturinha um pouco depois q tomo a noite.
Meu infectologista é bem positivo e me incentiva bastante com o tratamento e essa semana tenho a segunda consulta com novos exames, pois quando internei meu cd4 estava em 136 e espero q agora ja tenha melhorada essa taxa.
Gostaria muito de trocar experiencias com outras pessoas que passam pelo mesmo momento, pois serve como cia e nos fortalece para continuarmos brigando pela vida que nos é tão preciosa.
Abs a todos.

Anônimo disse...

Olá,
Descobri que sou soropositivo em 2011,quando fui doar sangue,fiquei muito revoltado,depressivo e culpei muito a Deus,não entendia porque aquilo estava acontecendo comigo,tão novo,21 anos e o pior um resultado recente negativo e um filho de meses,o pior a burocracia para começar um tratamento se caso fosse necessário,me senti perdido,contei pra minha mãe,e algumas poucas pessoas e a revolta só aumentava e então tive de começar a tomar o medicamento(efavirenz,tenofovir e lamivudina),a mãe de meu filho fez o exame duas vezes alegando que seu namorado atual a traiu e me mostrou o resultado,negativo,que alívio... Mas enfim,hoje não parei de fazer nada do que fazia antes,tomo minha cerveja,saio com os amigos,ainda estou bem depressivo mas estou tentando contornar com o apoio dos amigos e tratamento psicológico rigoroso,e estou bem na maioria das vezes,o foda são as recaídas mas costumo falar que a vida é feita de altos e baixos,agora mais do que nunca,um cd4 ALTO e uma carga viral BAIXA,INDETECTÁVEL,reclamo de mais mas tenho mesmo é que agradecer a Deus,não tenho nenhum efeito colateral importante,apenas o efavirenz tira totalmente meu sono e eu ignorante só tomo na hora de dormir,mas perto de vômitos e diarréias e blá,blá,blá,ficar sem sono tá ótimo,vou ler um livro,tomo um calmante que o médico passou e pronto,mas quando preciso ficar acordado o efavirenz é bom de mais,um energético potente,o problema é que saio muito,tenho que tomar quatro comprimidos por dia e na maioria das vezes fico fora por dias,viajo e etc.,fico com medo de alguem perceber os medicamentos,como se todo mundo soubesse pra que servem,posso falar que são vitaminas,mas como não assumi soropositividade a todos prefiro tomá-los escondido,é estranho não quero mentir mais,tenho a impressão que estar escondendo a situação me coloca com duas personalidades,o soropositivo para os que sabem e o outro,falso,escondido debaixo da máscara de um rosto sorridente e saudável,mas também o médico disse que agora em 2013,esse coquetel vai vir em apenas um comprimido,graças a Deus,para os que não assumiram a soropositividade e também para os que assumiram,tenham paciência,o preconceito não tem medicamentos e o pior quando vem de dentro da gente mesmo,temos que entender que temos um vírus que no sangue,não uma marca na testa e o melhor temos tratamento eficiente,só temos que cuidar da gente e assim já estamos cuidando do outro também,abraços a todos e lembrem-se enquanto não tem cura desejo que a vida de todos vocês sejam feitas de "ALTOS E BAIXOS",Saúde a todos!!!

Anônimo disse...

Bom pessoal, já tomo o coquetel há quase 3 meses, Efavirens, Lamivudina e Tenofovir, estou sentindo uma queimação enorme no estomago, já tem duas semanas, nada faz passar.
sou um cara que malho e tomo proteína e hipercalórico, será que é isso que está me fazendo mal?
Me ajudem por favor.
Agradeço.

Anônimo disse...

Boa noite pessoal! Sou soropositiva há 4 anos e comecei a tomar Efavirenz e Lamivudina + Zidovudina há 2 dias. No dia seguinte após o primeiro Efavirenz, quando acordei, parecida que eu havia tomado um porre na noite anterior, boca ruim, como se eu ainda estivesse bêbada, foi horrível! Também tive sonhos estranhos durante o sono. Só melhorei após o almoço no dia seguinte. Hoje já acordei menos tonta. Tomara que logo eu não sinta mais nada! Torçam por mim!
Boa noite a todos!

Anônimo disse...

Ola pessoal, tb descobri que sou soro positivo en julho, que choque tremendo! Eu achava que meu namorado era, e ele ja fez 3 testes e sempre negativo. Bom dois meses depois comecei com o lamivudina, ziduvudina e efavirenz, meu cd4 no comeco estava a 900 e carga viral 9.000 , depois de um mes de tratamento meu cd4 caiu para 590 e carga viral indetectavel, no comeco foi muito dificil os efeitos do efavirenz, me dava um calor, tinha que tirar a roupa, sonhos muitos estranhos e estou sempre cansado, tenho sempre vontade de dormir,ainda bem que meu trabalho me permite que eu chegue na hora que eu quiser e vai embora tb na hora que eu quiser, antes eu tomava suco de babosa e multivitamina centrum, talvez seja por isso que meu cd4 estava tao alto, mais depois que comecei com os anti virais eu parei de tomar o suco de babosa e o centrum, amanha vou fazer um novo examen de cd4 e de carga viral e espero que tenha aumentado.quero que quem le minha mensagen e seja negativo que use sempre o preservativo e nunca confie em ninguem, pois eu confiei em um cara e infelismente vejam o que aconteceu! Ele me disse que nao tinha nada e depois de uns meses veio me dizer que era positivo, ai eu fui fazer o teste e tb era! Esses remedios sao muito ruins ,nao desejo eles nen para meus maiores inimigos.abracos a todos e nao esquecam da camisinha!!!

Anônimo disse...

Pessoal, muito em breve vou iniciar com Biovir + Efavirenz, gostaria de saber se é possivel ingerir bebida alcolica ou se os efeitos colaterais pioram?
Obrigado e fiquem com Deus!

Anônimo disse...

Pessoal vejho que todos estamos no mesmo barco...uns com mais problemas e outros com menos...
Fui diagnosticada HIV+ em 2008 quando estava gravida.Graças a Deus minha filha já fez todos os exames e não teve transmissão vertical.
Hoje estou fazendo tratamento com Lamivudina, tenofovir e o efavirenz.Tenho HEPATITE B crônica e meu infecto disse que quando somos portadores de Hep.B os medicamentos dão efeitos colaterais mais fortes.Vou tentar fazer como nosso colega de cima...tomar com COCA-COLA.Pois tem dias que não aguento sair da cama.

Anônimo disse...

MINHA ESTÓRIA/1 MÊS COM AZT+3TC E EFZ. Sou homossexual, sempre malhava (dos 17 aos + de 40) ainda que hoje não, e lembro bem das primeiras publicações sobre o "cãncer gay" da década de 80. Talvez porque tive namorados, um atrás do outro, entre 1983 e 1995, e quando viajava me cuidava a meu modo - felação e ser ativo -, nenhum problema de saúde. Lembro-me apenas de ter PNEUMONIA no início dos anos 2000, não pediram teste. Preferi pós-relacionamentos ser passivo, gosto de "boys" de programa ativos. Nada, nada de errado (= DOENÇAS). Funcionava mais ou menos assim: sabia que me descuidava, nada ocorria, quando um parceiro vinha com camisinha eu usava, quando não, não usávamos. Sei lá, porque usar a camisinha com este ou aquele, por ser mais sarado ou menos sarado. Quem usa não quer "pegar"; quem não usa é "barebacking". Daí que passada a fase de relacionamentos (83-95), a fase mista (90-95) e a fase "sem relacionamentos" (95-12) - não curto drogas, não curto bebidas alcoólicas, sempre malhando -, me deparei com SÍFILIS em set/2012, e que sumiu com as injeções. Ora, SE SEMPRE OU 99% DAS VEZES FIZ SEXO DESPROTEGIDO, é claro que o teste de HIV recomendado - não exigido - daria positivo. E deu. Meu primeiro teste de CD4% deu 7,4% e CD4 ABSOLUTO 277,8. Ainda não completou extamente 1 mês que estou tomando EFZ e AZT+3TC. ACHO Que se não tivesse feito o teste é possível que poderia ficar SEM SABER SABENDO por mais alguM TEMPO. FIZ O TESTE APÓS TER SÍFILIS. E poderia em ter optado em não fazer o exame HIV já que ninguém é obrigado a fazê-lo. Estou me dando bem com OS ARVS. Tomo AZT+3TC (É COMBINAÇÃO) ÀS 11H E 23H (JÁ ATRASEI). E EFZ (EFAVIRENZ) APENAS AO DORMIR. Se eu tomar EFZ 3h da manhã e alguém me ligar 8h, lógico, sinto tontura. O melhor é acordar sem despertador. Alguns cravinhos no peito, não coço, algum calor pelo corpo, não sei como será pegar sol (tenho passado protetor no rosto quando lembro). Em tempo: pediram para ficar longe de sites/blogs, penso eu, porque seriam "deprês". Entendo-os como relatos. Cada um tem sua estória...

Anônimo disse...

é galera, o Efavirenz é punk. No primeiro dia que tomei tinha uma pessoa narrando meus pensamentos... eu fechava os olhos e me transportava pra algum lugar, via nitidamente as coisas, muito mais nítido que um sonho. Muito louco, hoje, depois de 10 dias ainda sinto tontura, náuseas e tô todo pintado...
Meu médico me receitou um remédio de maluco pra controlar os efeitos no sistema nervoso, mas resolvi esperar pra ver se passa sozinho. Pras manchas, to tomando antialérgico... é isso ae, espero que com o tempo possa viver normalmente, sem nenhum efeito colateral! e querer é poder, certo?

Anônimo disse...

Pow tomos biovir e efavirez, ainda tomo bactrim para infecções oportunista. Tive infecção nos ossos, osteomielite, perdi vertebras fui quase para cadeiras de rodas . tomo tramal todos os dias para suportar as dores na coluna. Mas se não fosse a fratura da coluna com suas dores tudos bem! Sinto meu corpo quente o dia inteiro é normal?

CRISTIANO PINHEIIRO disse...

olá, sou hiv+, descobri fevereiro passado, ia fazer o exame de carga viral e cd4 numa segunda feira e no sabado, pro meu azar tive neurotoxoplasmose, uso o efavirenz a uns 4 meses, só que nao consigo durmir, essa noite toda nao preguei o olho. e to muito magro mais sei que e passageiro.. fome que e bom nada tbm. tenho fé em Deus que sera passageiro.adorei o blog vou vim aqui sempre.

Anônimo disse...

oi gente!!!!nada de panico com o efavirez e nem com o biovir viu!!!!eles sao supert tranquilos eu os uso a 12 anos e me dou super bem com eles e olhaaaa se alegrem pois duro era ter que mastigar uma pastilhona enorme com gosto de pasta de dente que era o DDI afff!!!no mais uma vida maravilhosa pra todos vcs e nao esquentem com nada!!!!o bichinho tá lá ,,trate dele e tá tudo bem ,,umm beijo enorme pra todos vcs

Anônimo disse...

Comecei a tomar hj o efavirenz, gnt e vdd tu fica em uma onda, parece que fumei maconha! Espero que passe logo este efeito!

Anônimo disse...

Comecei a tomar ontem o efavirenz e realmente tive dois sonhos turbinados no primeiro dia. Nada que atrapalhe o bem estar poisnparece a sensação de fumar uma macoinha

Anônimo disse...

KKKKK!!eu sei como é tbm senti muito isso no comeco,e ainda hj muito de vez em qdo a tal ondinha bate!!a manha é a seguinte,,o q na verdade é até bom,pois hiv positivo combina muito com vida normal mas tbm combina bastante com vida regrada sem paranóia claro,portanto bateu a tal ondinha rsrs do efavirenz facam como quer dizer que esta na hora de ir durmir descansar e tal,,qto aos sonhos turbinados,,,o efavirenz faz isso mesmo!!!mas depois passa e fica bem tranquilo,,viu!!e gente vamo lá!!estamos muito melhor que a anos atras,,nao desanimen de nada!! e gracas a Deus temos tratamento e o melhor de graça aqui no Brasil!!amén!!
no mais um beijo gde e lembrem-se o melhor é viver um dia de cada vez!!nada de ansiedade,,ok

Anônimo disse...

Olá meus queridos. Eu descobri que sou soropositivo em março do ano passado, após ter crises recorrentes de febre sem justificativa, fiquei internado por 15 dias, fato que foi diagnosticado. Imediatamente meu convênio me encaminhou para a infectologia onde fiz uns 45 tipos de exames. A partir de então minha CV estava muito alta, mas devido a uma doença oportunista "HERPES ZOSTER" meu médico indicou o tratamento com EFAVIRENZ e BIOVIR.
A fase de adaptação foi difícil. Tinha alucinações tremendas com o EFAVIRENZ, sem contar os enjoos, tonturas, sonolência e a pior parte, meu rosto parecia que pegava fogo. Todas as noites eu trocava o conjunto de cama de tanto que eu transpirava. Eu não tinha concentração alguma no meu trabalho, esquecia as coisas com facilidade, foram exatos 30 dias terríveis.
Após o sexto mês de tratamento minha CV já estava indetectável e meus exames, melhores do que quando eu "era" sadio. Nunca mais tive nem gripe sequer.
Aos colegas que estão iniciando o tratamento, peço que perseverem e não deixem de tomar os medicamentos rigorosamente nos horários se quiserem ter sucesso no tratamento.
Hoje nem lembro mais que tenho HIV, pois me sinto muito bem e disposto como nunca.
Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

É isso aeeeee....adorei este blog, também sou soro positiva e tomo efavirenz a 4 anos. Deus é maravilhososo e se ele quis assim vamos aprender com isto.
Força, fé e foco meus companheiros de batalha.
Abraços.

Anônimo disse...

Sinto muita sonolência, sonho bastante, dor de cabeça, falta de disposição . Estou na 3 semana de tratamento com lamivudina+zidovudina e efavirenz.
Esse quadro vai mudar?

Anônimo disse...

Mais uma semana no máximo amigo(a) anônimo. Eu levei exatamente 01 mês para o organismo me adaptar. Tive os mesmos sintomas que você. Graças a Deus que não tivemos diarreia. Isso seria a pior parte. Força, logo passa, você se acostuma. E viverá normalmente. Mas tome rigorosamente os medicamentos.

Anônimo disse...

Brigado. Graças a deus,não tive diarreia que ai tava morto. hehe Tenho 21a, não ta sendo fácil cumprir o tratamento à risca... Tenho vacilado.
Vou te que mudar alguns hábitos p/ conseguir fazer o tratamento direitinho. (que não vai ser fácil)...

É a vida. :(

Anônimo disse...

Olá boa noite.
Não sabia que existia blogs como estes. achei fantástico! me descobri positivo em outubro do ano passado, no fundo no fundo eu imaginava já a uns 12 meses atras que eu pudesse está contaminado, mas a vida seguiu em frente e em um exame de rotina descobri uma alteração no fígado. em agosto de 2012 eu fui detectado com quadro de hepatite A e B. logo pedi o HIV e como eu esperava deu positivo, duas unicas vezes sem camisinha e pronto. mudei minha vida... Porém fui mais forte que eu pensava, tenho apoio da minha familia, nao voltei atras em momento algum e agora no início de janeiro comecei o tratamento com Efavirenz(ninguem se livra dele rs), lamivudina e Tenofovir pois esses tres ajudam no tratamento da hepatite B também. a hepatite A já nao existe mais, espero que no próximo exame de rotina a hepatite B tbm não. o fato é que a vida positiva é mais simples do que eu imaginava. tive sim o efeito normal do Efavirenz nas duas primeiras semanas, acordo indisposto até hoje na quarta semana, mas nada demais. USEM CAMISINHA POR FAVOR! a vida positiva se tornou mais fácil mais nao é por isso que vc vai fazer a besteira de tomar remédios todos os dias de sua vida. Sou novo, acabei de fazer 23 anos. não culpo ninguem, muito menos a mim mesmo. vivo cada dia mais feliz e mais saudável e acreditando numa futura cura pra tudo isso. Vamos com fé e controle que nós conseguimos...Saúde a todos!

Anônimo disse...

Estou ansioso! começo HOJE a tomar o lamivudina + tenofovir + efavirenz (o vilão).kkkkkk
Amanhã posto os efeitos dos mesmos...

Anônimo disse...

Postei o comentario acima. Ontem 15/02/2013 tomei o lamiduvina+tenofovir e efavirenz... tive os sonhos loucos, mas acordei sem dor ou nauseas. Fiquei sonolento o dia todo. Mas, graças a Deus nada de anormal. Sai de casa dirigir o carro (com cautela). ACABEI DE TOMAR NOVAMENTE. VOU VER COMO VOU ACORDAR AMANHÃ. ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Postei os comentários de 15 e 16/02/2013 tomei o lamiduvina+tenofovir e efavirenz... No domingo (17) e segunda (18) acordei sem sonolência e não tive sonhos loucos. Será que meu organismo acostumou-se já no 4º dia???
Isso já aconteceu com algumde vocês??
ACABEI DE TOMAR NOVAMENTE. VOU VER COMO VOU ACORDAR AMANHÃ. ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Faz três dias que estou tomando o efavirenz. Tenho acordado com uma leve sonolência, mas mta tontura. O meu médico me disse tantos efeitos colaterais que tive até medo de tomar. O que tá ruim mesmo é a tontura que to sentindo durante td o dia....mas fora isso estou me sentindo até mais disposto.

Anônimo disse...

Postei os comentários de 15 e 18/02/2013 tomei o lamiduvina+tenofovir e efavirenz...
Estou no dia 22/02/2013...sem efeitos e a tontura passou. acordo normalmente com antes...

Graças a Deus

Anônimo disse...

Ontem foi meu primeiro dia c efavirenz... tomei por volta da meia noite e acordei as 3, balancando como num barco. Mas como meu psiquiatra me receitou clonazepam a noite, deduzi que meu dopping devia a familia do pam. No meio da madrugada, entrei no face e respondi mensagem no whatsapp. No decorrer do dia... fiquei calminho como um grilo... agora... estou ansioso p a segunda dose...

Anônimo disse...

oi, estou tomando o efavirenz desde dezembro e ainda estou sentido a tontura! existe algum momento em que pausamos com o remedio? ou a partir de agora vou tomar remedio pro resto da vida?

Anônimo disse...

COMECEI TOMAR o lamiduvina+tenofovir e efavirenz...ONTEM
NAO SENTI NENHUMA REAÇAO ALERGICA MUITO MENOS ONDAS SONHOS DOR DE CABEÇA ESPERRO QUE ESSA NOVA COMBINAÇAO POSSA ATENUAR A LIPODISTROFIA COXAS NADEGAS UFA ESTOU MTO FELIZ

Anônimo disse...

Olá pessoal,

faço uso do efavirenz e da lamuvidina com zimuvidina, porém estou com uma alergia terrivel desde o dia 21/02/13 até hoje, corpo da cabeça aos pés todo empolado com manchas vermelhas e muita, mais muita coceira mesmo... meu infecto nao aconselhou fazer a troca mas persistir com a medicação, então vamos que vamos.

Anônimo disse...

OI PESSOAL ESTOU TOMANDO NOVOS MEDICAMENTOS JA FAZEM 3 DIAS ATE AGORA REAÇAO QUE BOM ESPERO RECUPERAR MASSA PERDIDA COM KALETRA O BIOVIR COM NOVOS MEDICAMENTOS lamiduvina+tenofovir e efavirenz

Anônimo disse...

Oi gente, como postei anteriormente, tomo lamiduvina+tenofovir e efavirenz desde 15/02 e hoje, 04/03 nem tonturas. Acredito que deve-se aos bons hábitos alimentares, exercicios em academia, 8 a 9 horas de sono por noite. E não misturo medicamentos e nem esqueço os horários... viajo, vou a praia, durmo fora de casa. Não tive alergias, e os sonhos alucinantes só na 1ª noite. Na 2ª diminuiu e na 3ª tem tive mais... NUNCA pare de tomar os remédios. Tomo 2 a 3 litros de água por dia. Cortei gorduras e refrigerantes... Acho que devem seguir o exemplo! Boa noite. saúde a todos.

Anônimo disse...

!!! Oi gente !!!
Sou mais um dentre centenas e milhares de infectados por esse vírus, o nosso hoje colega e tão presente em nossas vidas, o tal do HIV.
Não quero dizer que foi o pior, mas com certeza foi um dos piores dias da minha vida. Vivo com o meu parceiro, que graças a Deus é sorodiscordante e espero que permaneça assim.
Não sei como contraí, pra ser sincero, mas creio que foi de um último relacionamento que tive, antes do meu atual.
Enfim, passei por períodos de depressão e de não aceitação e hoje vejo que cada dia é uma nova fase.
Hoje o meu atual momento é o do tratamento.
Faço parte de um programa chamado START, esse programa como muitos devem saber, é um estudo que visa antecipar o tratamento para pacientes com HIV, uma vez que de acordo com o MINISTÉRIO DA SAÚDE, trata-se aqueles que tiverem com CD4 abaixo de 200, ou com sinais sintomas de SIDA/AIDS; discute-se tratamento com o seu infectologista com CD4 em torno de 300-350, independente de CV~; ficam então contra-indicados de tratamento aqueles que tiverem CD4 superior a 500 céls. O ruim disso é que muitos pacientes teriam que esperar o momento de "adoecer" para iniciar o tratamento, ou então de sujeitar-se a "discutir' o início do tratamento em um momento que os seus CD4 estivessem em torno de 300-350 (mais baixos) porém com uma CV aumentada, uma vez que essa sem tratamento só aumentará, de forma rápida ou não.
Tive a sorte, eu acho, de cair no braço dos pacientes que irão tomar ARVs (truvada e Efavirenz). Iniciei meu tratamento dia 25/02/2013 já com um ano de diagnóstico, com CD4 em 800 e CV de 22.000 cópias, assintomático.
Na primeira semana de efavirenz os sintomas foram de tontura, náuseas e sintomas dispépticos como azia, queimação ou sensação de plenitude gástrica. Exatamente no nono dia de Efavirenz eu acordei com manchas vermelhas no corpo, que não coçavam muito. Como de praxe, tomei anti-histamínico e os sintomas amenizaram no decorrer do dia. Hoje já acordei com as lesões bem maiores, abrangindo inclusive meus lábios, pés, braços, barriga (bem menos) e pernas...
Hoje já chorei e confesso estar bem triste por essa reação, porque confesso que não queria e não quero parar de tomar o efavirenz (pois hoje ainda é a melhor opção de tratamento com menos efeitos colaterais e menos associado com a lipodistrofia como o AZT por ezemplo..)
Os posts me deixaram melhor e uma pequena luz de esperança acendeu dentro de mim. Por favor meus amigos, rezem para que eu não tenha mais reações e rashs cutâneos! A Ti te peço meu Deus, que consiga superar esses efeitos adversos e que dentre alguns dias ou semanas eles desapareçam.
Não irei desistir por enquanto dos medicamentos, porém se a alergiar piorar terei que parar com os ARVS...
Torçam por mim, meus amigos anônimos soropositivos, pois sigo torcendo por cada um de vocês, por cada um de que abriga dentro de si, esse colega tão conhecido e difundido no mundo entre todos, porém ainda tão ocultamente desconhecido misterioso para tantos que o estudam!

Abraços fortes

Anônimo disse...

Força amigo anônimo acima... Tente refazer seus hábitos: dormir cedo, beberbastante água, não comer gordura ou alimentos ácidos. Vc foi a Nutricionista? Não pode comer alho em excesso, nem chás desconhecidos, nem medicamentos sem conhecimento do seu médico.O choque com os retrovirais podem aumentar os efeitos colaterais. Tive a sorte de não sofrê-los. Até quando não sei, mas FORÇA e não deixe de tomar, pra seu organismo acostumar. Eu estava com CD4 em 375, qdo iniciei. Sou super saudável e nem gripe tinha...Relutei a iniciar, mas sinto ainda melhor! Deus fique com todos!

Anônimo disse...

Boa noite pessoal. Há 9 anos sou soropositivo. Encontrei o blog por acaso e não consegui de deixar de ler um a um os comentários. Foi super importante porque, apesar de o médico alertar para os efeitos colaterais, estes acontecem de forma variada - depende do organismo. Eu, por ex., comecei há 2 dias o tratamento, esta será minha 3ª dose (tenofovir, efavirenz e lamivudina). Kra que tontura... putz. Nada de insônia ou sonolência, nem boca seca, nem diarréia, nem dor no estômago, nada disso, só tontura mesmo. Ontem cai na besteira de tomar a combinação por volta das 20h com a barriga vazia... meu, eu não sabia o que era realidade ou sonho... foi foda. Se tivesse lido os coments antes não teria feito essa besteira. Enfim, vou tomar agora por volta de 23h, hora de dormir. No primeiro dia acordei normal, só um pouco tonto até umas 14h, bem leve. Força a todos, estamos todos passando pela mesma coisa. Ainda que de longe, passamos energia positiva e força uns pros outros. Vamos aguentar firmes até que venha a cura, que não deve demorar. Que Deus cuide de todo nós.

Anônimo disse...

Boa Tarde Pessoas Queridas


Hj é o meu primeiro dia com as tonturas q acho q todos tiveram né hahá tomei ontem o Efavirenz por volta da 00:40, acordei de madrugada para ir no banheiro...OMG hahá parecia q eu estava chapado, mais nada ao seu extremo hahá estava até me divertindo com a situação...sei q não é facil pra ninguem...não sei se vou ter reações alergicas e tudo mais...mais DEVEMOS TOMAR, é o melhor a fazer enquanto não à cura...mais o bacana é a força q recebemos das pessoas q estão ao nosso lado...e agora a força q vcs passam para as pessoas q estão lendo aqui no Blog...ja fazem 2 anos q eu descobri e só agora q estou tomando remedio...meu CD4 esta 367 e CV 40.000. aiai mais é a vida né gente, não sei como seram meus proximos dias, pois segunda feira começo no meu emprego novo...e bem agora q começei a tomar o remedio...vou ter q acordar por volta das 6hrs da manhã e trab o dia todo...espero q esses efeitos não me atrapalhem muito pois esperei muito para conseguir esse emprego...mais acho q Deus sabe oq faz não acham? só quero continuar minha vida como era, Trabalho, Escola, Academia, Namorar...quanto as tonturas, serão minhas parceiras apartir de hj hahahá

bom vou nessa..sempre q der dou uma olhadinha aqui, para dizer como seram meus proximos dias com o tratamento =D


Beijão a todos...e Obrigado

Unknown disse...

Comecei ontem com Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz.. tomei a meia noite.. e as 3:44am acordei com tonturas, senti uma ondinha também.. tive sonhos bastante coloridos, cheio de historias, e enredos... Quando levantei para ir ao banheiro me senti bêbado também.. fui me segurando nas paredes..
Percebi também que acordei todo suado, e o ar condicionado estava em 20 graus.. =/
Dormi com dificuldade, pois estava inquieto.. Quando acordei 8:30am ainda estava meio tonto... fui ao banheiro e voltei a dormir depois...
Acordei 11:30 e estou me sentindo meio tonto ainda.. como se estivesse de ressaca.. tomei um leite e estou com gosto ruim na boca...

Acho que essas sensaçoes irao embora em alguns dias ou semanas, eu ESPERO..

Hoje tenho um desafio, sera o meu 2o dia de tomar e eu tenho uma viagem de aviao que vai durar 4h as 22:38... vou tomar dentro do aviao.. espero conseguir chegar no hotel e deitar antes dos efeitos...

Anônimo disse...

Boa noite!
Descobri que estava infectado ha 5 meses quando adquiri uma pneumonia. Confesso que ainda esta sendo muma barra para mim.Levar todo esse peso cmg. Apenas meu companheiro que é sorodiscordante sabe e que me apoiou. Graças a Deus! Perdi peso muito rapido e meu cd4 estava em 127. tenho quaze certeza que adquiri de um outro relacionamento. Logo meu infectologista passou esse Efavirez, Biovir e o Bactrim. Ainda qdo tomo o Efavirez eu fico meio tonto, meio enjoado, com calor. Espero que esse efeito passe. Ainda tenho muito medo. Fico com muitas neuras na cabeça como receio de ter contaminado pessoas da minha familia, mesmo sabendo como se adquire. Neuras, vc entende!? Hj recuperei meu peso, e vou fazer meu segundo check up para saber como anda. Me desejem sorte!!!! Apesar de meu companheiro me apoiar, eu tenho medo, aindo choro sozinho. Que Deus dê força para todos nós. abraços!

Dan disse...

que nada vamos todos em frente, não adianta ficar com neuras amigo...é tudo em vão, eu estou infectado ja fazem 2 anos agora...tipo isso é uma coisa q não vai matar ninguem...tomando os remedios vai ficar tudo certo viu...eu tenho uma vida normal, trab, estudo faço academia oq eu sugiro q faça, pois me ajuda muito, até em questão de destrair a cabeça...mais é isso ai, bora tocar a vida, sei q é dificil assim no começo pra muitas pessoas, eu confesso q pra mim não foi uma coisa assim tão foda.. tipo eu sei q isso não vai me matar,hoje em dia amigo um cançer acaba sendo muito pior q o HIV...então pense assim ta, não chore mais, e viva mais, tome seu remedio ai q se Deus quiser logo vão descobrir uma cura =D

em questão do Efavirez ja fazem 5 meses e ainda sente tontura e enjoo?

Anônimo disse...

Allan disse...

Boa noite que blog legal com vários relatos, tudo que eu estou precisando no momento, grato pelos criadores e colaboradores. Descobri ser portador do vírus precisamente no dia 04/03/2013 e fiquei atordoado como todo mundo, no dia seguinte já estava na infectologista e foram solicitados aquelas relações enormes de exames que constataram graças a Deus não haver nenhuma doença oportunista e com as taxas todas boas o meu CD4 estava 441 porém a carga viral estava bastante alta em torno de 296.000 e como havia perdido aproxidamente 10kg a infecto achou melhor iniciar o tratamento.
Então comecei no dia 22/03/2013 a tomar o Biovir de 12 em 12h.+ Efavirenz ao dormir, fiquei muito doidão por apenas 2 dias mas com muita tontura durante mais de 1 semana. Além do HIV também fui diagnosticado com Sífilis, como alguns devem saber o tratamento para sífilis é uma ampola de Benzetacil em cada nádega por 3 semanas, a primeira aplicação de Benzetacil foi no dia 26/03/2013, a segunda aplicação de Benzetacil foi no dia 02/04/2013 tudo isso em paralelo com os retrovirais, acredito eu que tanta medicação junta sobrecarregou o meu fígado. No dia seguinte, dia 03/04/2013, acordei com uma alergia forte, tive até uma crise leve de asma que me fez tomar uma bombinha de Aerolin Spray (mais uma medicação) mas não quis parar o tratamento e nesse dia continuei tomando o Biovir de 12/12h + Efavirens ao dormir.
No dia seguinte, dia 04/04/2013, acordei bem pior da alergia, minhas costas parecia uma parede sem reboco, fui a infecto nesse mesmo dia sentindo uma alergia terrível e uma coceira insuportável. Ao chegar à infecto ela me falou que tudo indica ser uma reação alérgica forte ao Efavirens mesmo! Ela pediu pra suspender o tratamento tanto com o Biovir quanto com o Efavirenz por aproximadamente 7 dias até a alergia ir embora.
Hoje é dia 06/04/2013 ainda estou com muitos sintomas da alergia e uma coceira ENORME em todo o corpo! A médica falou que teria que esperar os sintomas da alergia irem embora e que iria suspender o Efavirenz e ao invés dele, tomar outra medicação chamada Kaletra de 12 em 12 horas. Medicação mais forte ao organismo afetando as taxas de Glicerídeos e poderia também dar diarreia.
Fiquei super triste porque não queria deixar de tomar o Efavirenz que já estava adaptado e não sentia mais as tonturas, inclusive quando acordava de madrugada, coisa que não acontecia nos primeiros dias. Pensei aqui comigo mesmo sem falar pra infecto (até porque tive a idéia agora) será que eu devia insistir em tomar o Efavirenz até sumir essas reações alérgicas? Conforme já li que algumas pessoas aqui fizeram e deu certo? Na próxima semana eu terei que tomar a terceira aplicação de benzetacil por causa do tratamento da sífilis mais precisamente no dia, 09/04/2013, mesmo dia que volto à infectologista.
Tenho duas opções a seguir: uns 2 dias após terminar a terceira e última dose de Bezetacil (evitando sobrecarga no fígado) continuar com o Biovir + Efavirenz correndo o risco de ter novamente outra alergia braba até o meu organismo se acostumar e eu não ter mais esse tipo de alergia a outra opção seria realmente suspender o Efavirenz e começar a tomar o tal do Kaletra (mais forte) que eu to querendo evitar, o que vocês acham? Deus abençoes a todos!

Anônimo disse...

Sou soropositivo há 1 ano e meio, e agora vou começar o esquema inicial com tenofovir, lamivudina e efavirenz. Tenho muito medo de alguém ver esses comprimidos, medo de alguém ficar sabendo, mas enfim, confiante que posso descobrir novos amigos pelas ondas da net que me ajudem a ficar mais tranquilo. Hoje vou ficar anônimo, algum dia quem sabe tomo coragem e apareço. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!!!

Anônimo disse...

Boa Noite anônimo temeroso em alguém ver seus remédios. Eu estou tomando-os desde 17 de fevereiro de 2013 e levo-os comigo pra todo lugar. Tomo as 20:00 h, e sempre que saio com amigos levo em um potinho de vitaminas. Claro que vc não vai levar os remédios com os rótulos e tudo mais para uma saidinha no bar, cinema, Shopping etc. Sempre tomei vitaminas e ninguém estranha nada. Viva mais feliz, sem neuras. Boa noite!

Anônimo disse...

Pessoal estou tão feliz de ter encontrado este blog que vcs não imaginam....

me descobri soropositivo em dezembro de 2011 e foi mto dificil passar por tudo sozinho sem ter com quem conversar. Durante todo o ano de 2012 meu CD4 subia e descia, porém nunca abaixo do 450. Até que realizei exames em fevereiro de 2013 normalmente, meu ultimo CD4 tinha dado 650, porém minha médica me liga dizendo que queria me ver, fiquei mto preocupado e ela ja tinha o resultado do CD4 feito em fevereiro 350. Ela disse que iriamos começar o tratamento imediatamente, aproveitar que eu não tinha nenhum sintoma da doença pq ela não queria ficar arriscando com o sobe e desce do meu CD4.
Dia 06 de março comeceu tratamento com Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz...cara acordei de madrugada como que se estivesse drogado, locão mesmo, foi tenso. Durante tda a primeira semana sentia como que se estivesse meio drogado, foi complicado trabalhar,parecia que estava fora do meu corpo. Hoje já fazem 45 dias que estou com a medicação e quando acordo não sinto absolutamente nada, graças a Deus! Na primeira semana eu cheguei a pensar que não daria conta e que não queria viver desta forma...mais passou...me sinto vivo, mto vivo e quando saio com amigos e tenho que tomar Lamivudina é como se fosse vitamina, claro que eles não veem os rotulos, tomo até mesmo na academia durante a semana... meu maior medo era iniciar a medicação, vivi um ano sem mais agora sei q ela eh essencial pra minha vida. estou muito ansioso pra fazer o exame e ver se está dando resultando, porém irei fazer só em junho... o mais incrível é que nunca senti nada, nunca adoeci, nem resfriado e o melhor, qdo me olho no espelho nao me vejo uma pessoa doente, me da auto-estima.
Pra finalizar, não sei como contrai o vírus e não tentei achar explicações e nem culpados, se há um culpado nisso tudo sou eu e terei que conviver com isso até o fim da minha vida.

Galera um grande abraço a todos, e nunca percam a esperança..

Anônimo disse...

Boa Noite amigos,

Tudo aconteceu muito repentinamente, mas estou tendo que aprender a viver assim, e acho que encontrei meu local de desabafo...Trabalho na área de saúde e ao me furar com uma agulha, fiz todos os exames, qual foi minha surpresa, a paciente negativou exame e o meu positivou. Fui encaminhado ao infecto e rapidamente mais e mais exames, hoje inicio o esquema, efavirenz, lamivudina, tenofovir. Fico imaginando é como contar ao meu namorado, sei que preciso ser forte para poder ajuda-lo também. Amanha devo escrever para contar como foi a primeira noite.
Um grande abraço Deus abençoe todos!!!

Anônimo disse...

Boa tarde!

Daqui a dois dias começo a tomar meus medicamentos, minha infecto receitou Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz. Não tive coragem de começar hoje e posterguei para o final de semana, tenho medo.. Ela disse que eu posso tomar todos juntos a noite antes de dormir, fico pensando se não seria muito forte e prejudicaria meu estômago.. Será que é bom tomar omeprazol junto? Qual o melhor horário? Quanta dúvida.. não sei se divido os medicamentos e só deixo o efavirenz pra tomar antes de dormir.. alguém que já tenha experiência para me ajudar por favor.

Um forte abraço e que deus abençoe a nós todos.

Anônimo disse...

Boa noite amigos, meu nome e Charles, hoje comeco meu tratamento com Lamivudina + Tenofovir + Efavirenz minha CV 2000 copias, e CD4 514 minha medica decidiu em comecar o tratamento agora por causa de uma nova lei. Estou com muito medo das reacoes tenho 1,80 de altura e 90 kilos tomara que eu nao fiquei doidao como disseram em outros posts. beijao pra todos!!! amanha volto pra dizer como foi.

Anônimo disse...

Oi amigo Charles, como foi o primeiro dia com os remedios? Eu começo amanha com os medicamentos e sao os mesmos que o seu.. Tambem estou com medo. Boa sorte ta! Dará tudo certo. Que Deus te abençoe. Abraçao.

Anônimo disse...

Ola boa noite so o Charles,
ontem foi tranquilo,, sonhos esquisitos mesmo e quando fechamos os olhos desenhos coloridos kkk mas nao fiquei nem tonto nem com dor acordei as 7 da manha mas com uma sensacao de ressaca o corpo um pouco pesado, fui ao banheiro nao estava com diarreia ou algo assim tomei aquele banho e tava novinho em folhas. Trabalhei o dia todo em pe e muiiitooooo! nao vi diferenca nenhuma somente quando cheguei eu fiquei meio lento mas passou em 1 hora.. comi normal dois pratao de comida nao senti enjoo nem nada! tomara que continue assim! nao tenha medo achei que fosse muito pior bjaooo

Anônimo disse...

Oi pessoal, postei um comentário no ultimo dia 21 de abril e como vcs encontrei aqui em refugio.
Charles deu tudo certo? Aos outros anônimos tbm estão bem? eu que estou ha quase três meses com efavirenz e lamivudina só peço para que não desistam... eu nos primeiros dias pensei que não fosse aguentar, mas seja fortes, todas as reações do efavirenz vão passar até seu corpo se adaptar. Tenham fé e não desistam nunca da vida de vocês. É como minha infecto diz, ter hiv hj em dia é como ter pressão alta e diabetes, temos que aprender a conviver e ter acompanhamento para ter uma vida "saudavel". Somos fortes e nunca deixem de fazer nada na vida por causa desse vírus que por algum motivo entrou em nossas vidas...

Um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

tomei os medicamentos, nossa, acordei de madrugada jurava q a cama tinha rodado, mas tudo bem, parecia q eu tinha tomado mais um dos porres, acordei foi rindo. Passei o dia meio ressaqueado, mas rindo sempre, a felicidade vai me ajudar a superar tudo. Hoje já estou no 3º dia e até o momento tudo ok. Força meus amigos!!!

Anônimo disse...

Boa noite a todos! Sou eu de novo o Charles, venho contar do meu segundo dia de efavirenz, lamivudina, tenofovir! Foi super tranquilo tomei as 23 horas e apaguei acordei normalmente como se nunca tivesse tomado nenhum medicamento. sera que nao deu reacao em mim por eu ser gordinho? andei pensando nisso o dia todo minha cabeca nao doeu nao fiquei cansado, intestino normal apetite normal como se eu nao tivesse tomado nada. Eu sou muito apegado a deus e antes de tomar a medicacao pela primeira vez eu eu fiz uma oracao pedindo a ele que ja que terei de tomar faca com que eu nao tenha nenhuma reacao e pelo que eu to vendo ele me escutou. mas estou no segundo dia hoje a noite tenho que tomar de novo, vamos ver no que vai dar... tem gente que fala que no decimo dia da uma alergia na pele to esperando pra ver! minha fe e grande! conte sempre com o senhor. nada e por acaso na nossa vida. um beijo a todos nunca desistam!

Anônimo disse...

Oi pessoal, boa tarde! Estou tomando meus medicamentos todos de uma vez a noite antes de dormir: 02 comp. lamivudina, 01 comp. tenofovir e 01comp. de efavirenz.. Vcs tambem tomam desse jeito, todos juntos? Boa tarde! Abracos.

Anônimo disse...

Eu tb antes de tomar rezei e pedi força a Deus..., tive reação nos primeiros dias, mas agora to tranquilo. Ontem por exemplo tomei 22h e fui dormir mais ou menos 4 da manha, tranquilo, já posso ir pra farra...kkkkkkkk...Estou ciente q não vou beber, afinal fígado ta sobrecarregado ne??? Beijos amigos

Anônimo disse...

Oi Charles, que bom q está dando certo. Tenha fé e se Deus quiser vc nao tera nenhuma reacao alergica. Sabado eu comecei meu tratamento com lamivudina + tenofovir + efavirenz.. Hj sera meu terceiro dia, tenho sentido tontura e um pouco de nausia, mas deve ser por conta da tontura..tambem vi alguns comentarios sobre alergia depois de alguns dias de iniciar o tratamento, espero q isso nao aconteca pq nao quero trocar de medicamento pois sei q ainda este ano ja devera ter essa combinacao q estamos tomando lamivudina tenofovir e efavirenz em um unico comprimido e imagina como isso é bom..Vc tb ta todos seus remefios de uma vez sò antes de dormir? Abraco a todos os amigos.

Anônimo disse...

Ola amigo aqui e o Charles de novo. rsrs eu tomo sim tudo de uma so vez antes de dormir. hoje e meu quarto dia. gracas a deus nao sinto nada. ontem mudei os frascos para frascos de vitaminas pois aqui em casa ninguem sabe. A assim fico mais tranquilo.. uma boa noite a todos.

Anônimo disse...

Nao desistam! boas noticias estao chegando...

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pesquisadores-dinamarqueses-anunciam-cura-para-hiv-em-alguns-meses-8231448.html

Anônimo disse...

Boa noite a todos,

Meu caso foi muito parecido com o de um colega acima, me furei no trabalho e ao fazer exames descobri, entretanto a paciente deu negativo. COnversei com meu namorado e ele tb fez exames. Já comecei tto com os três medicamentos, sinto-me um pouco tonto, mas vou levando sempre na brincadeira, como se fosse uma noite de bebedeira. Estou pedindo forças para ajudar meu namorado, pois ele ainda tá fazendo exames. Adorei ver esse blog, espero ajudar com minha experiência e ser ajudado também.
Fé e força amigos!!!

Anônimo disse...

Oi pessoal, tô aqui pra contar minha experiência com Biovir que não tive reações,mas com Efavirenz só tenho tonturas durante a noite ,sou do rio de janeiro tem pouco tempo que descobri,eu espero que a cura chegue em breve.Tenham fé em Deus,se com Ele é difícil ,sem ele é pior

Anônimo disse...

Oi meus amigos de caminhada, estao bem? Quase um mes com os medicamentos lamivudina+ tenofovir+ efavirenz.. Gracas a Deus a tontura quase nao sinto mais, apenas sonho todos os dias.. No dia 26 de maio fara um mes de medicamento, espero q o resultado seja bom para me alegrar mais.. Desejo a todos mtas felicidades e sucesso com os medicamentos... Deus nos abencoe! Bjao

Anônimo disse...

Comecei meu tratamento a 8 dias com biovir e efavirenz, me sinto muito drog e não consegui voltar a trabalhar ainda. Queria que esses efeitos passassem logo... ando muito desesperado com essa tontura insuportável que o remédio me dá...

Anônimo disse...

Ola amigos..comecei meu tratamento no dia 28 de fevereiro de 2013.No inicio foi muito dificil pra mim por causa dos efeitos colaterais que eu tinha com o efavirenz.Comecei com ele mais lamivudina com zidovudina,o famoso AZT.Pensei ate em desistir mas pedi força pra Deus e ele me deu.Hoje mais de ters meses tomando os medicamentos nao tenho mais nenhum efeito colateral e nem mais crises de ansiedade que eu tinha antes de ter conhecimento do HIV.Uma dica que dou e de nao desistir e lutar pela vida.Hoje me sinto mais disposto,nao tenho mais ansiedade e nao tenho mais alergias igual me dava direto antes de começar o tratamento.Tenho apenas 21anos de idade.Quero continuar tendo minha vida normal e seguindo corretamente o tratamento.A unica coisa q eu quero e preciso e parar de beber totalmente.

Anônimo disse...

Tenho fe em Deus que a cura esta bem perto de ser descoberta..por isso nao desistem do tratamento.pois e muito importante ate chegar as vacinas.

Anônimo disse...

Oi amigos, nao desistam e tomem o remedio direitinho, nos horarios corretos.. Sei q os efeitos no inicio sao ruins tenho pouco mais de um mes q iniciei meu tratamento e tb passei por isso.. Lembrem-se vc nao é o unico, todos passamos por esses efeitos e com a graça de Deus estamos bem.. Vai passar esses efeitos e vcs ganharao uma qualidade de vida mto boa.. Outra coisa, excesso de alcool nao combina conosco.. Okay

Anônimo disse...

Descobrir Hiv a mais ou menos 4 meses foi muito dificil mais minha familia está me dando o maior apoio,iniciei o tratamento com biovir+efavirens,e não sinto nenhum efeito do medicamento.Tenho certeza que a cura está muito próxima.bj

Anônimo disse...

Eh caros amigos soropositivos, e preciso saber que a vida continua e que os medicamentos hj em dia quase nao tem efeito colateral e que se Deus quiser a cura esta bem proxima!Força galera continuem na batalha para uma qualidade de vida.

Anônimo disse...

Verdade , que eu não quis tomar no primeiro dia meu medico mesmo sendo tão legal !!! me alertou de tudo ...tive medo... tomei senti sim tontura um mal estar... no segundo dia não já no terceiro novamente ...não tomei no quarto dia passei três dias ...meu sobrinho de 4 anos disse tio quero crescer e o senhor do meu lado .... então vou tomar sempre quero ver meu sobrinho crescer ir para a formatura , namorar e conseguir muitos amigos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Confortante e ao mesmo tempo esclarecedor as experiências aqui trocadas.Descobri ser soropositivo em novembro de 2011. Sempre me considerei cuidadosa, exceto com meu primeiro namorado com quem perdi minha virgindade aos 18 anos, naquele tempo minha única preocupação era não engravidar. Passado o tempo tive meu segundo parceiro, com quem vivi uma paixão intensa mas por pouco tempo, com ele o sexo era sempre com camisinha, mas ainda com a mente voltada para gravidez, aquela velha história de achar que certas coisas nunca vai acontecer com a gente, então as DST's não me amedrontavam, tudo mudou quando ingressei no curso de enfermagem, já havia me deparado com meu terceiro parceiro e já havíamos tido relações, porém resolvi solicitar todos os exames, assim como fiz também e deu tudo ok, sem alguma intercorrência, mais tarde conheci meu terceiro namorado e quarto parceiro, antes da relação desprotegida (s/ camisinha) fizemos todos exames mais uma vez nenhuma intercorrência, repetimos os exames mais uma vez durante o nosso relacionamento mas até ai tudo ocorria dentro dos conformes, terminamos e comecei com meu atual namorado com quem estou até hoje, e mais uma vez os exames não apresentou intercorrências. Durante aulas de DST's comecei ficar meio em paranoia ao ver certas imagens nos slides, volta e meia inspecionava meu namorado pra ver se encontrava alguma verruga, algum sinal de hpv, herpes...lembro que ao solicitar a minha ginecologista todos os exames mais uma vez, inclusive HIV, ela me disse que não era necessário que eu tinha meu parceiro fixo, mas insisti... já fazia 2 anos nossa relação, mas na verdade fazia sem medo de encontrar algo, confiava muito nele, mas era algo meio que descarrego na consciência, foi quando me solicitaram para repetir coleta afirmando não ter colhido o suficiente, confesso não estranhei, pelo contrário questionei o laboratório quanto ao até então 'inconveniente', foi quando solicitaram que fosse buscar o exame pessoalmente,

Anônimo disse...

naquele momento sabia que algo errado acontecia, mas não passava pela minha cabeça que tratava-se de hiv+, meu namorado achou que fosse loucura da minha cabeça e que não fosse nada, quando cheguei até lá acompanhada de uma amiga, me encaminharam a uma sala onde aguardei o dono da clínica que veio até a mim e me passou a situação, naquele momento parecia que minha vida terminava ali, chorei, tremi e tive raiva a princípio de meu namorado, uma espécie de nojo...não tinha forças pra sair daquela clínica, fui ficando mais calma, quando pensei que ninguém escolhe passar por isso, e que haveria de aliar forças junto a ele, e que não poderia culpa-lo, foi quando minha amiga que estava ao meu lado ligou para ele e eu chorando pedi para que largasse tudo e fosse até lá, ouvi as mais lindas palavras, e choramos juntos pensando que ambos estavam infectados, mas graças a Deus o exame dele foi negativado. Dai começou outros dilemas em minha vida achava que ele não merecia passar por isso, me culpava, e me sentia egoísta porque me sentia dependente do seu apoio, carinho e amor mais que nunca, outro dilema foi o curso pois embora não saiba ao certo como me contaminei algo me diz que foi através de meus estágios, do contato com alguma secreção ou sangue, já que através de salão a possibilidade é praticamente nula, assim como a possibilidade dos resultados de exames anteriores estarem incorretos. Então comecei buscar algum arquivo na memória de situações de risco, mas também era impossível antes achava que todo leito hiv+ vinha identificado no prontuário, e muitas vezes o medo e vergonha de errar ou mostrar minhas inseguranças perante um professor, superava o medo de contaminação...embora hoje saiba que a enfermagem não foi o vilão em minha vida, não consigo pensar sequer em exerce-la, pois aquele ambiente me fragiliza de tal modo...enfim sou insegura e de certo modo ainda carrego comigo uma raiva por achar que poderia ser diferente se fosse outro curso a minha escolha, pensei em desistir, mas como justificaria o abandono do curso, faltando menos de um ano para formar, achei melhor continuar e hoje posso dizer que minha formatura foi emocionante, eu não me sentia realizada mas me sentia livre, e sentia feliz em ver minha família com orgulho e realizada por minha formação.

Anônimo disse...

Até hoje um misto de preconceito e negação me acomete, preconceito sim, porque ainda questiono o porque comigo, e não com certas pessoas com comportamentos sexuais de risco ... a verdade é que é uma dor cada vez que lembro que meu único medo nunca foi morrer, mas sim sofrer com alguma doença, hoje sei que é possível conviver sem sofrer num leito, mas tenho muito medo de ser acometido com uma doença oportunista e sofrer num leito de um hospital, da notícia se espalhar após morrer que foi AIDS e envergonhar aos meus pais, de precisar ser internada e ser cuidada por uma ex-colega de faculdade, ou ainda por um médico amigo...enfim muitos são os medos e fantasmas que habitam em mim, além do clássico medo de notarem que faço uso dos antirretrovirais. Assim como o medo de contaminar meu namorado,que foi sim um verdadeiro companheiro/cúmplice em minha vida, mas que até hoje me pergunto: "será que ele me ama ainda como antes ou será que sente pena?" , independente de estar ao lado dele ou não sempre serei capaz de reconhecer o apoio incondicional que me deu, foi algo que não permitiu que desistisse de mim mesma. Hoje não temos mais a mesma vida sexual que antes, as vezes tento quebrar certos paradigmas de não ter a iniciativa de procurá-lo mas é difícil, durante a relação não consigo pensar e se algo der errado, desde que o exame dele foi negativado só fazemos sexo com camisinha, mas mesmo assim tenho medo. Outro medo é de não conseguir realizar meu sonho de ser mãe, pois mesmo sabendo que é possível, tenho medo de trazer uma criança ao mundo com o risco de ser também soropositiva. De 2011 pra cá comparecia as consultas, até que me foi solicitado o início do tratamento, mas por seis meses ou mais adiei o uso dos ARV, cheguei ir a centro de referência buscar mas sentir muito desconforto ao ver pessoas com a saúde aparentemente deprimidas e com a lipodistrofia expressiva, dai passei a adiar pois achava que os medicamentos iriam trazer a lembrança diária de que eu era uma pessoa soropositiva,

Anônimo disse...

mas enfim comecei o uso desde o dia 02/07, até então só sentia certa tontura,a tal ondinha a noite e acordava tarde, porém sempre indisposta, ficando com uma energia melhor por volta das 4hs, mas há dois dias comecei apresentar alergia, estou com um formigamento acompanhando de algumas manchinhas vermelhas na planta e laterais dos pés, e também uma inchaço na boca... entrei em contato com meu médico e ele pediu para que fosse até ele na sexta caso os sintomas persistissem, aliado a ligação comecei pesquisar possíveis causas que foi quando encontrei esse blog e senti alívio ao ver esses depoimentos, estava com receio de não ser alergia, mas sim sinais de algum problema cardiovascular. Então agora estou mais calma e torço para que esses sintomas alérgicos não persistam. Me senti bem nesse espaço e senti a possibilidade de poder de certa forma desabafar, embora saiba que o maior desafio é quebrar os preconceitos que ainda existe dentro de mim, na verdade não sei se é preconceito pois no fundo sei que mesmo em casos de descuido, isso não é atestado de uma vida promiscua, ou se é o medo do preconceito, mas a verdade é que imagino o dia de voltar naquele ambiente para pegar novamente os ARV's e acontecer de encontrar algum conhecido, medo de ser visto no consultório, vergonha de falar que fui num infectologista e desconfiarem do que se trata. Na verdade sonho com a cura...Não me sinto forte ainda mesmo com quase dois anos convivendo com esse diagnóstico, mas sei que precisamos ter força para lutar e se reerguer, dias mais difíceis, outros melhores, mas com Deus ao nosso lado vamos superando, nos fortalecendo, seguindo e principalmente acreditando que a tão sonhada cura pode estar perto, e nos apegando nisso.

Anônimo disse...

Alp.
Tomei o efavirenz, tive alterações no TGO, TGP e Gama GT, como tratava HVC( Hvc negativou detecção em 12 semanas, e o HIV em 8 apos inicio do tratamento) , tive que mudar para o Atazanavir, esse atazana mesmo estou com os olhos e pele amarelos como um vampiro hepático,subiram as bilirrubinas em 5x o normal também subiu trigliceres colesterol( todos os ruins)etc, muita academia, alimentação regrada e nada, quero voltar p´ro efavirenz. Alguém teve alterações no figado para me informar?

Anônimo disse...

Taurina maluquinha....
Apesar de meu codinome escolhido n sou tao maluquinha assim nao rs... descobri ser portadora do hiv, quando fiz uma viagem e ainda amamentava minha filha de apenas 1 ano de idade, quando que ela teve que ficar com meus pais, e eu viajei , tive meus seios empedrados, no qual recorri ao posto de amamentação da cidade, logo apos retornar de minha viagem recebo a visita dos profissionais na minha cidade a minha caça....pois eu ainda estava amamentando minha bebe e nao sabia que era portadora de hiv,e gracas a Deus ela nao se contaminou e neativou todos os seus exames, depois de 3 anos de descoberta e ha uma semana que iniciei meu tratamento pois estava fazendo uso de remedinhos para emagrecer o qual baixaram minha imunidade e meu cd4, e minhas defesas... estou casada com meu marido que toma a medicaçao a 1 ano, e nao temos efeitos colaterais... mas a graça de Deus é que minha filha nao tem nada agradeço a Deus e aos anjos enviados por ele a minha cidade para me avisarem que eu não poderia continuar a amamentar.


Bjos e cuidem-se!!!!!!!!!!!!
28 de julho de 2013 23:08

Anônimo disse...

acredito na vida...

Descobri HIV em Janeiro/2013, foi um grande choque. ontem dia 31/7/13 comecei a tomar o azt e o efavirenz, estou me sentindo como se tivesse bebido muito e durante a noite teve os sonhos/pesadelos muito loucos por sinal, espero que nao de nenhuma alergia, pois quero que meu cd4 esteja acima de 500 logo... pelo primeiro dia de uso o efavirenz da uma doideira rsrs

Anônimo disse...

Então,eu tomo o efavirenz a 4 anos no começo eu via até bichinhos na parede, ficava totalmente tonto agora não mais;claro ainda percebo algo pois eu tomo ele pela manhã e se vou dirigir ou fazer algo que exija concentração e notável a diferença, sem contar um leve calorão 15 minutos após mais em 1 hora tudo passa, é um santo remédio,comecei o tratamento cedo, e hoje vivo normalmente,cd4 sempre acima de 500 e sempre estive indetectável, mais isso também não depende só do remedio, uma boa alimentação, exercicios físicos, não beber, não fumar e manter uma boa auto estima...isso ai galera.

Anônimo disse...

Descobri que era soro positivo por um exame que deu alteração no baço e um mes antes tinha feito hiv e tinha sido negativo e a médica repetiu esse exame e ai veio a resposta de positivio....comecei a pouco tempo com efavirenz mas tive crise alérgica e foi suspenso e comecei uma nova composição e tbm tive alergia e agora to esperando passar essa nova crise para dar inicio a uma nova composiçõ...to apavorado!!!
Alguem que passou por isso se puder me ajudar agradeço!!
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!

Anônimo disse...

Pessoal,

Comecei a tomar o efavirens segunda a noite (05/08/2013). Caraca... que remédido forte!!! Fiquei tonto, lerdo, grog, dopado. A noite foi péssima. Não sei nem falar se dormi ou se fiquei acordado. O dia seguinte foi tenso, pois tinha que trabalhar. Acordei ainda tonto... parecia que o vento ia me jogar no chão. Mas no decorrer do dia a tonteira passa e a gente fica bem de novo. Não tive diarréia, nem vômito e nem dor de cabeça. Mas tive muita, muita tonteira!!! Hoje completa 5 dias e a tonteira diminuiu. Agora to grilado, aguardando as machas vemelhas que todos falam que vão aparecer...

Anônimo disse...

Só tenho medo da alergia, das manchas vermelhas, pois a tontura já percebi que passa com o tempo. Não quero ter que mudar de remédio... já estou me adaptando ao Efavirens. As manchas só aparecem após a primeira semana de uso? Alguém sabe me falar?

Anônimo disse...

Ola Anônimo....

Tomo o Efavirenz tem 3 anos. As Machas vermelhas aparecem + ou - em 15 dias após o inicio do tratamento, mas mtas das vezes só aparecem se sua carga viral estiver muito alto, foi o que me falou minha médica!!

Anônimo disse...

Obrigado pela informação acima.

Hoje completa 10 dias de tratamento, ou seja, ainda podem surgir as manchas vermelhas. Até agora tudo bem... vamo que vamo!!!

Anônimo disse...

AMIGOS E AMIGAS.descobri a 01 mês que estava infectado...que tristeza....trabalho com publico e tenho muito medo das pessoas perceberem sintomas em mim e acho que isso me deixa mais em pânico.Ontem iniciei o tratamento com lamivudina + zidovudina 12/12 e o Efavirenz a noite....tomei as 22hrs e as 02h30 acordei achando que o mundo estava acabando e o pior, por já ter uma doença gástrica tive vomito. Voltei a deitar várias alucinações, não conseguindo distinguir se estava dormindo ou acordado. Por volta das 5h00 acordei de novo e tive vomito o que se repetiu por volta das 8h30 quando liguei para a médica e ela me aconselhou a tomar até domingo a noite, 30 gotas de plasil e no domingo a noite voltar com a medicação. Fico apreensivo com os sintomas, pois trabalho com pessoas e sempre me ausentando, tendo que estar ligado o tempo todo. Já marquei um gastro para falar desse novo problema e ver o que faremos.... muito bom encontrar esse espaço e relatos. Sabemos dos preconceitos das pessoas e vivemos no anonimato. Graças a Deus conto com a ajuda da minha esposa, que não está infectada e tem me dado apoio em todas as horas, mas as vezes não acho justo sobrecarrega-la com isso. Algum de vocês tem acompanhamento psicológico?
Abraço e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Rapaz... não é fácil. Mas tenha força. Também estou nessa. Hoje completa 15 dias de medicação e já me sinto bem melhor. Praticamente não tenho mais alucinações e nem sonhos estranhos e a tontura é mínima agora. Já me sinto quase normal. Força!!!

Anônimo disse...

como muitos relataram, tbem sou soro + desde 2008,porem iniciei o tratamento dia 27 de junho biovir e efavirez, confesso k tenho enfrentado os piores dias...muita azia, mal estar, dor de cabeça, no entanto, nos primeiros dias era bem pior...nao vejo a hora de nao sentir mais estes efeitos terriveis...
Vamos orar para k a cura apareça em breve...força a todos e nunca desistam de viver...

Anônimo disse...

Descobri que sou soropositivo no início de 2011 e iniciei os medicamentos no inicio de 2012, depois de muita resistência. Pior bobagem, quanto mais demorar pior é. Não foi falta de estimulo do meu médico mas, estava muito assustado com a ideia de tomá-los.

Depois de muita terapia e o exame fatal onde, ou eu tomava ou morria... Iniciei o tratamento.

Tomo o Efavirez desde março deste ano e sinceramente não tive nenhum efeito grave, tirando uma tontura e muito sono no inicio, situação esta, que passou em 10 dias de uso do medicamento. Porém, agora com 6 meses de uso apareceram as tão famosas manchas vermelhas pelo meu corpo. São mais predominante na região do abdomem, nas palmas das mãos e na sola dos pés. Vou visitar meu médico está semana, vamos ver o que me diz.

Anônimo disse...

Provavelmente essas manchas não foram causadas pelo efavirenz... elas geralmente ocorrem nos primeiros dias de uso... Mantenha-nos informado. Boa sorte e muita saúde rapaz!!!

Anônimo disse...

Boa noite!!

Primeiramente gostaria de parabenizar ao criador desse blog que de certa forma nos abriu um leque de informações onde se pudesse tocar no assunto. Parabenizar tb cada um de vcs em publicar aqui um pouquinho de situações vividas, junto com as duvidas, medos, conquistas, e o mais importante a FÉ. Fé esta que deve crescer a cada dia que passa mais e mais de que um dia todo esse sofrimento e dor acabará. Tenho vivido nesses últimos dias uma nova experiência, meu ultimo exame mostrou meu CD4=259 onde minha medica de imediato informou que eu iniciaria meu tratamento. Acredito que a todos os pacientes soro positivos esse é o momento mais tenso pois junto a noticia a partir dali tomaríamos uma medicação para o resto de nossas vidas o medo da tao famosa "reação adversa". Após 15 dias informado recebo meus comprimidos onde foi prescrito lamivudina + zidovudina de 12/12 horas e o tao temido Efavirenz. Juro por tudo que é mais sagrado que o medo cresceu em mim muito após ler que nao dormiria direto, que teria sonhos horríveis, que manchas vermelhas apareceriam no meu corpo após o inicio do tratamento, vômitos, tontura... Entre outro efeitos colaterais e eu adiei o inicio do tratamento, toda noite pegava o remédios pra começar, mas o medo era maior e eu adiava ate que pesquisando mais sobre o medicamento encontrei esse blog e li cada um dos comentários acima, desde o primeiro ate o ultimo e posso afirmar que assim me fez mais forte, nao digo que o medo diminuiu, mas a fé em Deus de que esses remédios sao para a nosso bem-estar e sobrevivência me fez ver que nao valia a pena adiar por mais dias uma coisa que apenas me faria bem apesar das dificuldades que poderia surgir. Então pedi a Deus que fosse feita sua vontade e que livrasse de qualquer mal que a forte medicação pudesse me calzar, então tomei minha primeira dose de efavirenz. Como era tarde preferi tomar o "Lami" na manha seguinte pra ficar em horários mais fáceis de administra por ser de 12 em 12 horas e tonei só efavirens.

Anônimo disse...

***Continuando o poster acima***

Deitei pra dormir e mais uma vez conversei com Deus. Pedi uma noite tranqüila e que no dia seguinte eu acordasse bem, acordasse despisto pois sou da area da saúde, tenho paciente onde preciso estar bem para atende-los. Em seguida peguei no sono. Lembro de ter acordado varias vezes durante a noite mas nada anormal. De manha acordei olhei pra um lado, olhei pro outro e estava bem! Estava disposto apenas com uma leve tontura mas nada que me espantasse. Fui tomar banho e o que me deixou mais imprecisonado foi que eu lembrava de tudo eu disse TUDO o que eu tinha sonhado na noite anterior, muito incrível!! MAS TUDO MESMO!! Sonhei que estava numa quadra de basquete e que eu jogava basquete, no jogo eu flutuava pra pegar a bola de basquete e isso me deixava leve. Eu voava pra pegar a bola e pessoas junto a mim faziam o mesmo. Sonhos relacionados a isso, onde eu corria... sonhei tb que estava em uma praça com cachorros da raça york brincando comigo e corria... e brincava... tudo com muita amplitude e nada temeroso como eu tinha imaginado ao ver alguns depoimentos. Fui trabalhar normalmente, percebi um certo cansaco como se tivesse ficando resfriado, um pouco de peso na cabeca e nos olhos, almocei normal comi ate bem, a tarde trabalhei normalmente. Ja no fim da tarde foi que me senti melhor!! Fui pra academia, malhei pesado nem parecia que tinha tomado nada, a noite jantei normalmente e agora to aqui escrevendo, como ja estou deitado ja tomei minha segunda dose de efavirenz, acredito que terei uma boa noite assim como a passada. Não descarto o medo de me surgir as manchas vermelhas após alguns dias de tratamento iniciado mas tenho assim como todos precisam e devem ter um bom acompanhamento medico para que se prescreva um antialergico caso necessário ou suspensão ou troca de medicamento. Quero agradecer a cada um acima por ter me dado essa coragem de iniciar essa nova caminhada e dizer que nao é um bicho de sete cabeças iniciar a tao importante medicação, sei que o fato de ter passado esse primeiro dia bem me fez ter essa conclusão e espero continuar de bem com relação ao tratamento pois sei que pior estaria se nao tivesse me tratando. Espero ter alimentado um pouquinho a fé de quem leu meu depoimento e ter ajudado a decidir a quem tinha medo de iniciar o tratamento. Acima de tudo Deus e a consciência de que ele quer o melhor e o melhor so depende de cada um de nos!!

Seu amigo de Alagoas

Anônimo disse...

Mto bacana o blog! Comecei tomar os medicamentos este mes e estou com a tal alergia faz 3 dias e que me causa insonias de tanta coceira e nao durmo! Sao 4:20 da madruga aibda nao dormi e to aqui sofrebdo, e ainda tenho que ir pro trabalho daqui a pouco! O medico hj optou por trocar o efarenz por outros dois medicamentos, pelo que vi a troca nao eh mto legal ne? Mas a farmaceutica me disse que os efeitos colaterais serao menores!!
To tomando polaramine e cimetidina faz 24 hrs e nao percebi melhora nas alergias e nas coceiras, alguem poderia me ajudar? Valeu blog e futuramente irei publicar com identificação

Anônimo disse...

Mto bacana o blog! Comecei tomar os medicamentos este mes e estou com a tal alergia faz 3 dias e que me causa insonias de tanta coceira e nao durmo! Sao 4:20 da madruga aibda nao dormi e to aqui sofrebdo, e ainda tenho que ir pro trabalho daqui a pouco! O medico hj optou por trocar o efarenz por outros dois medicamentos, pelo que vi a troca nao eh mto legal ne? Mas a farmaceutica me disse que os efeitos colaterais serao menores!!
To tomando polaramine e cimetidina faz 24 hrs e nao percebi melhora nas alergias e nas coceiras, alguem poderia me ajudar? Valeu blog e futuramente irei publicar com identificação

Anônimo disse...

Quando iniciei tratamento com efavirenz tive vários sonhos interessantes, diferentes, mágicos... Não eram pesadelos. Eram sonhos bacanas, gostosos. Agora parece que os sonhos voltaram ao normal... Uma pena, pois eu tava curtindo...

Anônimo disse...

Gente, blz?
to muito confuso e com muito medo desses efeitos colaterais...
fiquei sabendo a um mês e ontem já retirei os medicamentos...
ontem nao tive coragem de começar o tratamento...
e tenho uma duvida: eu gosto de sair pra balada e tal, como vou fazer? tomo os remedios e saio?

Anônimo disse...

Va pra balada, se divirta, se tiver de beber, beba! Mas so tome quando for dormir. Uma vez tomei e fui na casa de um amigo... Foi horrível! Fikei tonto, nao conseguia andar direito de tao aéreo que fiquei. Fikei grogue mesmo! Então nao tome antes de sair.

Anônimo disse...

Como disse o companheiro acima, não tome o efavirenz antes de sair de casa. Só tome antes de dormir. Com o tempo seu organismo acostumará e vc poderá toma-lo e sair de casa, mas por enquanto não. Fiz isso uma vez e foi horrível.

Anônimo disse...

Boa tarde. Tomo Efavirenz, Tenofovir, Lamivudina, Seroquel e Depakote, para depressão bipolar. Desde que entraram os 2 ultimos, aumento da quantidade de sonhos. Uma certa depressão/ansiedade bem resistentes. Alguem já tomou esses medicamentos e qual a sua experiencia ?

Anônimo disse...

Começo o Efavirenz daqui 4 horas...Espero que fique na ondinha, hehehe...Mas estou otimista pois estou em ótimas condições de saúde...

Anônimo disse...

Olá
Encontrei o blog por meio de uma pesquisa pelo Google e achei bastante interessantes os comentários que li por aqui. Mas também aprendi (do jeito mais difícil) que cada organismo reage de uma forma ao tratamento e que nunca podemos nos basear nos resultados dos outros.
Tenho 20 anos, soropositivo desde 05/13. Meu médico resolveu iniciar o tratamento semana passada (dia 09/10/13) após um episódio de dermatite seborreica aguda com impetigos que sugiram no meu couro cabeludo. Embora tenha um CD4 considerado bom, 578, minha carga viral é alta, 378.000 cópias.
Iniciei o tratamento com Lamivudina + Zidovudina + Efavirenz. Tomando a L+Z de manha e a noite novamente só que junto com o Efavirenz.
Não tive muios pesadelos como fui avisado que teria, mas minhas noites definitivamente ficaram mais agitadas. Tive sonhos confusos e bem vívidos, mas nada de muito assustador. Iniciei o tratamento numa terça feira, e no sábado mesmo fui pra balada normal. Só não ingeri bebidas alcoólicas e fiquei apenas no energético. Minhas maiores queixas eram muita sonolência durante o dia, e muito enjoo. Ontem (24/10/13) surgiram algumas bolinhas vermelhas pelo meu corpo, principalmente nos braços. Não me assustei, até porque já havia lido em vários lugares inclusive aqui que as mesmas desapareceriam com o tempo. Acontece que hoje (25/10) acordei com o corpo completamente coberto pelas bolinhas, e meus braços encobertos por uma pele grossa e vermelha. Muita coceira. Como meu médico só atende de segunda feira, e não poderia esperar, acabei passando com outro infectologista que mandou suspender a medicação na hora e me colocou no soro com corticoides. Disse que mais um dia com o Efavirenz e eu poderia ter um choque anafilático e até morrer. Agora estou tomando um anti-alérgico em casa (Loratadina) e tenho um retorno agendado já para terça que vem. Terei que substituir o coquetel.
Então muito cuidado galera, essas manchinhas vermelhas podem ser fatais! Não é porque em algumas pessoas elas sumiram que vai sumir em você também! Se notarem coceira, procurem o médico.
Abraços!!

Anônimo disse...

Oi.a mais ou menos um mês atraz comecei a terapia cm o biovir + efavirenz e tambem tive reações alergicas e o meu medico tambem disse q era pra eu ter parado, e agora estou tomando o biovir + kaletra. As reações são menos agrecivas, me sinto melhor agora. Ainda estou no inicio do tratamento e ainda sinto enjoos e dores abdominais, mais vou fica bem, tenho fé em Deus.

Anônimo disse...

Hoje peguei os remédios, Biovir e Efavirenz. Confesso que o medo me consome. Não consigo conter as lagrimas quando leio cada efeito colateral aqui no blog.

Meu medo piora, por que moro sozinho e tenho medo de ter um "treco" a noite e não conseguir pedir ajuda...

Mas não posso postergar o inicio do tratamento, amanha (sábado) iniciarei, pq trabalharei só na segunda e se me der alguma coisa, domingo busco ajuda.

Depois eu volto pra contar como foi... Não consigo escrever mais por que as lágrimas não deixam...

Me arrependo amargamente de todas as vezes que me expus ao risco... Me humilhei e pedi perdão pra Deus, sei que Ele me perdoou mas tenho que aguentar as consequências disso, que é culpa exclusivamente minha...

Força amigos... Sei que Deus sempre zelará por nós!

Anônimo disse...

Não se culpe pelo ocorrido e não tenha medo de tomar os remédios. Seja forte. O medicamento é muito bom. Os efeitos colaterais são chatos, mas nada que te obrigue a buscar ajuda de madrugada. São efeitos toleráveis. Na maioria das vezes a gente fica até em dúvida se espera pra ver se vai passar ou se volta no médico pra relatar os efeitos... Força e fé.

Anônimo disse...

Oi Gente! Poxa vida, adorei o blog :) Comecei meu tratamento a 1 Mês e Graças a Deus não senti quase nada \o/ (efavirenz + lamivudina + tenofovir), tomo os 4 comprimidos em apenas 1 dia e um horário específico (1H45 - Madrugada). Na primeira noite umas alucinações, ouvia vozes, não sabia se estava dormindo ou acordada. Quando acordava ficava com leve tontura mas se passou em pelo menos 3 semanas e nunca mais senti nada! Ufaa, assim espero mesmo \o/. Os sonhos tbm tive, estranhos e engraçados ao mesmo tempo, mas não durou muito! Moro só e tbm fiquei com o mesmo receio de um Anônimo que escreveu aqui, que podia-lhe dar um "treco" ao passar mal e estar sozinho, mas graças a Deus tudo na Paz! Só tem uma coisa que vem me preocupando é que meus exames deu Glicose =/ Mais uma barreira a ser enfrentada... aff. Mas vamos lá né! Caminhando... Força a Todos Nós! ;*

A. (t-girl) - SP

Anônimo disse...

Tomo efavirenz a 3 semanas, e ontem apareceram manchas vermelhas em meus braços... A noite tomei o efavirens normalmente.. E hoje, sábado, estou com manchas em todo o corpo.. Não sei o que fazer! Minha infecto só trabalha na segunda...

Anônimo disse...

Boa noite !
eu comecei o meu tratamento tem uma semana , e ando muito cansado , porque sonho a noite toda e isso tem me deixado cansado mentalmente , meu cabelo esta caindo e estou mto emotivo , pela manhã sinto uma tonteira parece que estou drogado , mas tenho que levantar cedo , pois ainda estou fazendo os exames .Não sinto vontade de fazer nada , só ficar em casa , e essa tonteira será q vai passar , li alguns depoimentos e estou com medo , ainda não sei como está minha carga viral , só irei fazer esse exame em janeiro ..espero q isso passe logo , e eu fique bem !

Anônimo disse...

Boa tarde,

Sou HIV+ desde 2007, e hj v ou iniciar com medicamentos, e tomarei pela primeira vz o efavirenz à noite antes de dormir, estou bem apreensivo. Li todas as postagens deste blog, e algumas me deixaram mais tranquilo, e outras assustado... vamos ver qual será a reação em mim... Considero que hj é o primeiro dia do resto da minha vida, que com certeza será diferente e espero que pra melhor, estou confiante e com fé em Deus sempre.
Grande Abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Ola boa noite...nossa adorei esse blog gente maravilhoso...descobrir ser soropositiva 08/13 pois meu namorado estava muito doente e acabaram por pedir esse exame fiz o meu e me descobrir HIV+....assim foi bem um baque mais o mais dificil foi ele pq ele tava bem doente e tava assim muito fraco mais tudo isso me ajudou muito pq me deu forca para lutar a cada dia mais ....acredito que a vida e a mesma faco tudo da mesma forma nao mudei nada...a unica coisa e que dia 17/12/13 comecei com o efavirenz e lamivudina pela nova lei meu cd4=790 e minha carga viral<40 a medica disse ser bom....se alguem souber me explicar ajudaria sobre a carga?sobre os remedios a unica coisa que tenho sentido e muito sono e cansaco....fds bebo minha cervejinha sem problema....minha vida gracas a Deus esta mega tranquila.....se vcs puderem me da um ajuda tem uma perguntinha que tenho muita curiosidade em saber ....tem como saber pela carga e pelo cd4 quem foi que passou o virus....pq eu tive poucos namorados apenas 3 contando com esse ...meu namorado foi casado e a ex nao tem ...meu ultimo parceiro tb nao....o cd4 dele = 189 e a carga >200 tem como me responder.....so po curiosidade mesmo....Gracas a Deus ta tudo certo conosco ele agora ta bem engordou...nos tratamos na fiocruz com uma medica otima e uma equipe fera.....adorei espero poder conversar mas com vcs....bjus

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Lí todos os comentários postados neste blog e com certeza me ajudaram a entender mais sobre o tratamento. Estou iniciando hoje a combinação Biovir e Efavirenz. Voltarei aqui para comentar como forma os primeiros dias. Abraços a todos

Anônimo disse...

descobri ser soropositivo pq fiquei muito doente teve dengue infecção intestinal pneumonia depois de apresentar essas doença foi que fiz o teste estava muito debilitado tive que ser internado 15 dias até descobrir que estava com tuberculose depois comecei o tratamento foi muito dificil pq tinha que me trata da tuberculose também muitos medicamento, agora acabou o tratamento para a tuberculose ,faço o tratamento para hiv a 10 meses estou bem não senti reação nenhuma

Anônimo disse...

Olá,
dia 24/01/14 fez duas semanas que estou tomando Efavirez+Lamivudina+Tenofovir, nos 2 primeiros dias leve tontura e fadiga durante o dia, tomo a medicação uma vez ao dia às 23:00. Recentemente comecei a tossir um pouco e com o peito chiando. Lí aqui que alguns tomaramno inicio do Tratamento o Bactrim que basicamente é formulado com sulfametoxazol.
Antes de receber o resultado do meu exame de Carga viral e CD4 o infectologista me receitou o sulfametoxazol, será que há algum problema de tomar junto com os antirretrovirais??? Tomando o sulfametoxazol melhorei de uma tosse parecida... alguem ja viveu algo parecido???

Anônimo disse...

Boa noite gente , a 3 meses eu tomo Efavirez+Lamivudina+Tenofovir e tenho sentindo muita dor de estomago , tipo todos os dias , minha infectologista me passou um antiácido mais não resolveu muito , por orientação dela não posso tomar omeprazol e nen ranitidina, alguém poderia me ajudar ?

Anônimo disse...

ola a dois meses comecei o tratamento com TRAV Lamivudina+Tenofovir+Efavirenz cd 147, achei meu medico muito retardado por com meu cd4 a 187 já havia pedido pra iniciar o tratamento e ele não quis pois eu não ia ao consultório dele com muita frequência. Final das quantas peguei Herpes Zoster + dermatite no rosto. Tratamento da herpes e dermatite 100% positivo. Efeito aos medicamentos: no inicio dor no estomago, Ansiedade e insonia e apareceram manchas em meu corpo: braço e barriga, consultei com outro medico, ele autorizou a tomar omeprazol que falam que e contra indicado as 6h de jejum para não interferir no TRAV, voltei ao meu medico e ele me disse que na verdade eu estava com urticaria me passou três medicamentos e os sintomas estão sumindo, vamos ver meu próximo resultado de exame. Só tenho duvida se tomo todos TRAVs de uma só vez a noite ou deixo pra tomar só o Efavirenz a noite. Alguém pode me opinar?

Anônimo disse...

Achei bacana este blog e pela primeira vez, decidi postar algo referente ao assunto. Sou soropositivo confirmado em 2005.
No início, como deve ter sido para todos, foi um choque. Fiquei muito triste e deprimido pois saber que você está com HIV na flor da idade é complicado demais, principalmente eu que sempre fui um cara viril, cheio de sonhos, casar, ter filhos. No momento em que soube, eu mesmo me condenei à morte. Comecei ir às consultas na Unidade de Referência da cidade onde eu moro e o médico decidiu não iniciar o tratamento naquele momento pois meu CD4 era de 600 e minha carga viral
era 200.000 cópias. Como havia me condenado à morte, resolvi curtir a vida adoidado: festas, baladas, amanhecia na rua, álcool, maconha, enfim. Tudo que não prestava e que ocasionou na queda drástica do CD4 e o aumento considerável da carga viral.
Em Novembro de 2011 sofri um assalto na minha casa. Fui esfaqueado no Pulmão. Perdi muito sangue. Mais ou menos assim: Do fato ocorrido até o hospital foram aproxidamente 3 horas de distância. Imaginem: 3 horas perdendo sangue.
Eu estava amarelo, débil, exangue... o médico não deu esperança muita esperança pra minha família. 5 dias em coma, reagi. Recebi transfusão e consegui me recuperar surpreendendo aos médicos. Tive alta.Procurei a unidade de referencia fiz exames e meu cd4 está em torno de 90 e minha CV 450.000 cópias. Iniciei o tratamento com Biovir + Efavirenz... não deu certo. Tive todos esses sintomas horríveis mencionados acima. Então tomei uma decisão: resolvi abandonar o tratamento. 2 meses depois o susto: contraí tuberculose. Emagreci 15 kilos. Mais uma vez os médicos não me deram esperança . Eu ia morrer. Não aconteceu eu reagi mais uma vez... comecei o tratamento novamente mais dessa vez com os remédios da tuberculose... Drástico. Não resisti e larguei.... 8 meses depois eu tive recaída de tuberculose mas dessa vez conclui o tratamento, só que os antiretrovirais foram esquecidos no armário. Para finalizar esta história eu queria dizer algo muito valioso neste post: Eu coloquei na minha cabeça que queria morrer, lembram? Eu me condenei. Então nada que os médicos fizessem ou a minha família me aconselhasse iria me tornar bem de sáude. Essa decisão de morrer me deixou marcas: estou magro, feio, deprimido, sem esperança e me encontro na seguinte condição: CD4= 14 e CV= 1.125.000 cópias. Estou numa cama triste e deprimido, com uma pequena diferença. Eu estou com Fé . Decidi que não quero mais morrer, decidi que amo minha família, amo meu trabalho e que amo a minha vida e quero viver. Antes eu tinha saúde e queria morrer... Hoje estou doente e quero Viver. Complicado né? O que tirar disso tudo amigos.
A decisão de querer viver é exclusivamente sua. Nossa. Se eu decidi que quero viver vou enfrentar todos os obstáculos, com fé e amor a vida. Fiquei muito feliz hoje de ler este blog que me incentivou mais e espero voltar aqui para dizer que estou bem, que meu CD4 aumentou , que a minha Carga Viral está indectável porque assim terei certeza que Deus existe na minha vida e fiz a escolha certa em me apegar à ele.
Vocês que estão com sáude não larguem o tratamento, em hipótese nenhuma. Continue, perseve e tenha fé que o limão é azedo mas a limonada é deliciosa.
Boa Sorte a todos!

Anônimo disse...

Descobri - ou já sabia - ser soropositivo há mais de ano em razão de sífis. E por que já sabia? É que sempre transei "bare", precisamente por 30 anos!!! Não sei se já coloquei camisinha no meu pinto, sei que 1% das pessoas me comeram com camisinha, não mais. Acalmem-se. Tive namorados, muitos, quando novo, mas tudo sejo bare. E já transei com 5500 pessoas, gays e machinhos, sim, porque desde 96, meu último ano de caso, preferi ser passivo, quase que 100% das vezes, e descuidado, transando quase sempre com michés. Ok. Isto não vem ao caso, aqui vai o tratamento: LAMIDUVINA+ZIDOVUDINA 1 pela manhã, sem hora específica, normalmente entre 09h/12h, mas já cheguei a tomar pouco antes ou pouco depois, em razão de viagem aérea. Á noite LAMIDUVINA+ZIDOVUDINA, além do EFAVIRENZ, sim, o remédio que se tem que se acostumar.... Por tal razão, TOME sempre antes de dormir: dormiu às 23h, tome às 23h... Foi dormir às 04 da matina, tome às 04 da matina... É que ele tem os efeitos já descritos acima, não vou ser repetitivo. Mais: a pior coisa é vc tomar este remédio às 04h e alguém, como sua mãe por exemplo, via celular, acordá-lo às 06h, às 07h. Daí é tontura certa. Em razão de minha doença, e também em razão do que descrevi, pasmem, estou brigado com a "velha" há 1 ano. É que ela, lógico, tem problemas, mas eu reputo o meu um problema pior, ela não sabe qual é, e daí além de ter que trabalhar tinha que ser acordado antes... O melhor, penso eu, é que vc acorde normalmente, sem despertador, e se puder. Mas se transcorreram 7 ou 8h, mesmo como o despertador, creio que não terás tontura, ao menos depois de 3 meses. Sim, ou até 4, porque o remédio é barra... Não tive diarréia, não tive perda de peso, aliás, perdi cerca de 4 quilos para me manter mais em forma, do 44 fui para o 42 (calças). Já fiz 4 ou 5 exames de carga viral, todas não detectáveis, mas nenhuma chegou a 400 (acho que o CD4 variu de 277 a 377, não uma constante subida, já desceu um pouco, sendo o 277 quando me descobri com HIV. Já li sobre pessoas com carga viral não detectável abandonarem o tratamento, não sei se por orientação médica. O que sei é que tinha de 1 a 3 gripes por ano, e no ano passado eu não tive nenhuma. O que tive foi um tal de molusco contagioso, algo que pensava que era sinal, na nádega, um um pouco maior, e três minúsculos. Foram removidos de minhas nádegas, lado direito. Nem imaginava ter correlação com a doença!!! Em tempo: com 49 anos, ano passado, primeiro ano de tratamento, meu número de transas foi reduzido em 1/3. Nunca e nem antes, dei leitinho para alguém, sempre recebi, ao menos após 1996. No cu, lógico, muitos usam camisinha, e quando não usam, penso, tem HIV ou carga viral indetectável. Não me sinto mal, é raro, apenas meu meu médico infecto, e hoje mais três do meu serviço sabem de eu ser portador do vírus. Apenas que deveria estar malhando, e não tenho vontade.. Como também não me sinto animado em trabalhar muito, pegar no trampo pesado, entendem? Mais: se fizer um bom boquete num LEKE, confesso, já estou contente!!!! ABRAÇO A TODOS.

Anônimo disse...

Em tempo: onde se lê "sífis" leia-se "sífilis" (15.02.2014)

Anônimo disse...

Bom dia pessoal! Meu nome é Alexandre, ontem eu estava desesperado e em busca de informações à respeito dos ARV'S, estava ancioso e com medo principalmente dos efeitos que o efavirenz poderia ocasionar. Pois bem, ontem também, dia 14.02.14 às 23 horas tomei a primeira dose (detalhe: minha última refeição foi às 20 horas). A combinação prescrita: Efavirenz, lamivudina e tenofavir. Antes da meia noite eu estava dormindo e como de costume hoje antes das 6 eu me acordei. Não senti NADA, absolutamente NADA! Nem tive sonhos alucinantes, nem consegui perceber o barato do remédio, nem acordei mau. Ás 7 da manhã tomei meu café, ainda receioso com possíveis enjôos e também NADA.O diferencial: Muita fé, sintonizei antes de dormir com as melhores vibrações... busquei no youtube uma sequência de músicas espíritas, com mensagens lindas e belas imagens... acredito que buscar essa paz interior, sintonizar com Deus e fortalecer a fé é essencial para que tudo ocorra a contento! Estou Feliz, acordei como outro dia qualquer... Com relação as urticarias que muitos relatam, eu já sofro a um ano com elas, elas foram o sinal, depois de muitos exames e constatar que não era alérgico a nada, o médico sugeriu o exame de HIV que deu positivo. Desde então para controlar as coceiras e placas avermelhadas que brotam da minha pele, eu tomo o remédio Alegra e ele mantém tudo na normalidade. Ontem e hoje tomei já o meu Alegra, para evitar o aparecimento das alergias que é anterior a TARV. Então finalizando, não precisa ter tanto medo de tomar a criptonita!!! E pensar que se está ingerindo os soldados que vão acabar com os 'bichinhos', faz bem... sodados que vão devolver a nossa imunidade e exterminar com quem quer nos destruir. Amanhã eu volto aqui, estou confiante que a experiência será igualmente positiva. Abraço a todos, muita paz e fé nos nossos corações!

Anônimo disse...

Bom dia, novamente o Alexandre que postou o comentário acima, disse que retornaria. Gente, não senti nada novamente... acordei disposto mesmo com a mudança do horário de verão. Apenas agora depóis di café da manhã tive uma pequena evacuação líquida, que às vezes ocorre, ainda não sei se possui relaçao a TARV. Ah, tem uma coisa que observei ontem e agora que vos escrevo tbm... uma espécie de 'calorões internos'... altamente suportável! mas é isso... vamos com fé e confiança... eu tava fazendo um drama, imaginando como seria... me olho no espelho estou igual, meus pensamentos iguais, minha capacidade intelectual igual... ou seja, não tem necessidade de drama. Ontem foi primeiro dia e fui na feira, no mercado, no shopping, na vídeo-locadora.... tudo tranquilo! Confiança em Deus e fé no coração! Muita paz a todos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sagitariano

Ola pessoal, é minha primeira vez que acesso esse blog e realmente ha varias experiencias semelhantes ou isoladas.


Eu descobri minha soropositividade há mais 2 anos, segundo uma medição do meu infecto ha no minimo 3 anos eu sou soropositivo mas graças a Deus eu resolvi fazer o exame e descobri a tempo sem complicações da doença.

Meu tratamento:
Fiz o tratamento psicológico primeiro pois não quis aceitar no inicio, e ha 1 ano e meio estou fazendo o tratamento com o efavirenz e Lamivudina+Zidovudina o que esta se mostrando eficaz no tratamento da doença.

Realmente apesar do meu tratamento com o efavirenz a mais de um ano, as vezes ainda sinto umas tonturas.rsrs, em ocasiões que esqueci de tomar o remédio a noite eu tomei logo pela manhã o que me deu uma leve tontura no período de uma hora mais ou menos.

Já me ocorreu devido situações de ficar um ou dois dias sem o remédio, o que não é recomendado então programem-se em viagens longas peça logo duas receitas a seus insectos.

Minha experiencia:

Foi doloroso para mim descobrir ser soropositivo, naquele momento meu mundo acabou, todas as folhas folhas em branco do meu livro de sonhos foram riscadas.
Cada um de nós busca no fundo de tudo o que nos resta, e o que me restou naquele momento foi a Fé.
Acreditar que o que eu falava para muitas pessoas agora serviria para mim. Eu sabia que tinha que começar de novo, mas não via como e nem tinha forças para isso.
Então morri por dois longos dias me tranquei no meu quarto com a luz apagada e chorava inconsolavelmente, acordei no terceiro dia e começou minha busca por uma relíquia chamada esperança.
Essa historia continua, mas você vai saber quando meu livro for divulgado...rsrs não sei quando ele ficara pronto mas quando ficar adorarei compartilhar com vcs.

Vou postar em breve um endereço de email e skype para nos comunicarmos.
Sou de São Jose do Rio Preto-SP e estou aqui como vocês lutando todos os dias não para sobreviver mas para vencer.

Boa tarde

Anônimo disse...

Bom realmente Tb tenho medo de alguém ver essa combinação e bem complexa mas podemos falar q é vitamina se for o caso,comecei ontem hj fiquei tonta até as 15hrs tô me sentindo longe do mundo ainda nem sai de casa hj tem mais e amanhã trabalho,realmente gostei dos sonhos aventuras legais parecia verdade senti dorzinha abdominal bem leve e parece que vai me dar uma gripe mas muita coisa e psicológica enfim vamos em frente.

Anônimo disse...

Sou transex comecei ontem tomei a primeira dose de efavirens-lamiduvina-tenofovir nao tive a tal ondinha,mas tive muitos sonhos esquisitos muita ação me vi num filme RS acordei mais tarde que o normal porem estou o dia todo aérea parece que não voltei pra terra ainda,já tô pronta pra próxima dose porem amanhã trabalho e tenho que acordar mais cedo espero conseguir posto depois o próximo episódio

Anônimo disse...

Então gente, sou o Alexandre que postou os comentários acima, do dia 15 e 16 de fevereiro! Tava tudo numa boa com o efavirenz - lamivudina - tenofavir... sem nenhuma reação, até que a tr~es dias atrás surgiram manchinhas vermelhas no corpo e se instalou o tal de rash cutãneo, que também chamam de enxantema. Estou a 4 dias tomando remédios antihistaminicos e corticóides e não resolveu... hj desesperado pela vermelhidão da pele e coceiras, fui ao infecto que suspendeu o efavirenz e indicou outra medicação. Fiquei triste, mas ele disse que se em 4 dias tomando os 3 diferentes tipos de medicamento que eu estava tomando para conter o rash e ele ainda evoluiu... só trocando mesmo a medicação para parar! É isso, fé em Deus, vou seguir confiante com o novo esquema, pois infelizmente o que eu achei que num primeiro momento tinha sido a glória, não foi... mas tem muitas opções e não há o que temer... o importante é agente buscar algo que se sinta bem, sem efeitos incômodos! Saúde a todos!!!

Kaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaio disse...

Galerinha, me ajudem ai vocês que já tomam a medicação. Há três semanas comecei o meu tratamento ( 1 comprimido de Lamivudina +Zidovudina pela manhã e a noite I comp. de Efavirenz e 1 comprimido de Lamivudina +Zidovudina , juntos). Meu Deus! No primeiro dia sozinho em meu apartamento tive alucinações, vi coisas surreais, e agora estou tendo efeitos colaterais como enjôo, muito sono, tontura, boca seca, rejeição a alimentos e às vezes calafrios que passam. Será que esses efeitos irão passar? Acordo muito cedo para trabalhar e também a noite (ainda trabalho muito) Alguém toma outra MEDICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO EVAVIRENZ QUE NÃO DÁ ESSES EFEITOS COLATERAIS? Por favor, me ajudem com alguns relatos do tipo, Desde já a agradeço a todos que me responderem.

Postar um comentário